O MMC vai ter disponível, de julho a setembro, o Programa de Férias de Verão, destinado a grupos formados do pré-escolar, a ATL’s ou a centros de férias, com idades compreendidas entre os três e os 12 anos e composto por oficinas lúdicas que pretendem estimular a experimentação e a vivência em grupo. Até setembro, vão decorrer as seguintes oficinas: “Conversa à Mesa” na Sala da Cidade, de terça a sexta-feira, das 13h00 às 16h00, para o pré-escolar, 1º e 2º ciclos e ATL’s; “Os inimigos do Património” no Edifício Chiado, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, para o pré-escolar e ATL’s -; “De Pombal a Coimbra” na Torre de Almedina, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, para o pré-escolar e ATL’s; “Legos para que vos Quero” na Torre de Anto, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 e no Edifício da Inquisição, de terça a sexta-feira, das 13h00 às 16h00, para o pré-escolar e ATL’s; e “Caça às Palavras” também no Edifício da Inquisição, de terça a sexta-feira, das 13h00 às 16h00, para o pré-escolar e ATL’s. A frequência nas atividades do Programa de Férias de Verão requer inscrição, através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
Ainda no âmbito da programação de férias para os mais novos, tem lugar a 2 e 5 de julho a segunda fase do projeto “Varal Digital: VIDEOPOEMA”, sob a direção de Alex Lima. A primeira fase do projeto foi dedicada ao público-geral e, agora, o MMC abre as inscrições para o público juvenil. “Varal Digital: VIDEOPOEMA” decorre no Edifício da Inquisição, para crianças dos 13 aos 15 anos, das 14h30 às 17h30 e requer, igualmente, inscrição pelo telefone 239 840 754 ou pelo e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. “Varal Digital: VIDEOPOEMA” é um processo de criação coletiva de uma obra multimédia com interpretações de textos de autor onde o tema central está relacionado com a história do povo judeu. O resultado será exibido com uma instalação projetada no exterior das fachadas dos prédios do Pátio da Inquisição, designadamente do Edifício da Inquisição, que acolhe a exposição “Judeus de Coimbra”.
Já a 10 de julho decorre a visita “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, a partir das 10h30, na Torre de Almedina, para o pré-escolar, 1º e 2º ciclos. Por sua vez, a 6 e a 13 de julho, O Guarda Chaves sobe à Torre de Almedina, a partir das 16h00; no dia 11 desvenda o Pátio da Inquisição; e no dia 27 visita o Edifício Chiado, atividades abertas ao público em geral, que requerem inscrição pelo telefone 239 718 238 ou e-mail geral@aescoladanoite.pt. No dia 2 de julho, às 10h30, tem início o percurso pedonal pela desaparecida muralha de Coimbra, tendo como ponto de partida a Torre de Almedina, destinando-se a alunos do ensino Secundário e ao público geral e que requer inscrição pelo telefone 239 833 771 ou pelo e-mail museu.municipal@cm-coimbra-pt.
Em julho, o MMC e os seus núcleos vão receber três novas exposições das quais será dada nota brevemente. No Edifício Chiado, está disponível até ao dia 7 de julho a exposição “Nada me seduz tanto como poder parar”, do COLETIVO de PESCADA nº 5.
Como habitual, no dia 27 de julho, a entrada é gratuita em todos os núcleos do MMC, nos respetivos horários, promovendo desta forma a acessibilidade a todas as franjas de público.