A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai apoiar a Boppin’ Coimbra – Associação Cultural com cinco mil euros para a realização do Festival “Action Packed #4”, que vai decorrer de 19 a 22 de setembro, na Oficina Municipal do Teatro (OMT). Trata-se de um festival centrado na música rockabilly (género nascido nos EUA, nos Anos 50, com fortes influências de blues, country, bluegrass, entre outros) e estilos musicais congéneres, unindo a música ao estilo de vida dos anos 50. O programa começa a 19 setembro com uma pre-party, no bar “Pinga Amor”, com DJ set e record hop. A 20 setembro, às 20h00, na Oficina Municipal do Teatro, haverá concertos (bandas de França e Espanha), culminando com a atuação de uma banda nacional. Dia 21 setembro, das 15h00 às 18h00, no exterior da Oficina Municipal do Teatro, vão estar em exposição carros clássicos e fleamarket, haverá projeção de clipes e vídeos temáticos e de época e, às 20h00, concertos (bandas de Espanha, Holanda e França) intercalados com sessões de DJ set. No último dia, a 22 setembro, está programado um after-party para que todos os participantes, membros da organização, voluntários e associados da BOPPIN’ Coimbra.
A autarquia vai também apoiar com cinco mil euros a Caixa Negra – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra para a realização do Curso de Iniciação Teatral – Edição 2024/2025. A Caixa Negra, nascida em 1954, é uma associação sem fins lucrativos e um organismo autónomo da Associação Académica de Coimbra, orientado no sentido da criação prática e formação no domínio do teatro. O projeto Curso de Iniciação Teatral 2024/2025 vai decorrer de outubro de 2024 a abril de 2025, com inscrições abertas a partir do mês de agosto e com a duração de seis meses, estando as apresentações do espetáculo final programadas para os dias 21 a 28 de abril de 2025.
Já o Grémio Operário de Coimbra vai ter a comparticipação municipal de três mil euros para realização da iniciativa “Travessias: Residência Artístico-Literária na Cidade do Conhecimento”, de 2 de setembro a 15 de outubro, com a participação de Hélder Santos (Portugal), Wagner Merije (Brasil) e Babu (Angola). “Travessias: Residência Artístico-Literária na Cidade do Conhecimento” visa promover o conhecimento e a valorização do património literário dos países lusófonos. Prevê-se que a residência decorra no período compreendido entre os dias 2 e 16 de setembro, seguida de um encontro entre os artistas e o público a 15 de outubro. Esta data é, também, a da apresentação de um livro, resultado do trabalho colaborativo, em residência artística, dos três autores.
Também o Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila vai receber apoio municipal para organizar um espetáculo interdisciplinar de cruzamento cultural entre várias linguagens – música tradicional, música filarmónica, representação e dança – no Convento São Francisco (CSF). Para tal, a Câmara vai atribuir um apoio financeiro de dois mil euros e a isenção de taxas de utilização do CSF, calculadas em 6.240,90 euros.
Por sua vez, a Fan Farra Académica de Coimbra vai receber o montante de 1.500 euros para a realização do projeto “Dos FANS à FAN-FArra”, a decorrer de 1 de outubro a 30 de novembro.
Foi igualmente aprovado o apoio de mil euros à OpuSpiritum Ensemble – Associação Cultural para a realização da Iª Oficina Atelier Multidisciplinar “Dancemos no Mundo”. Esta oficina, de cariz multidisciplinar e a decorrer em ateliers de experimentação artística, visa estimular a criatividade e expressividade artísticas dos mais jovens, em percurso longo e sistematizado em sessões semanais, a decorrer nos sábados de setembro a novembro. Vai decorrer nas instalações da antiga Escola de Vila Pouca do Campo, cedida à União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, com o objetivo de se estabelecerem parcerias com instituições locais para desenvolvimento de atividades direcionadas à população da freguesia.
A Tuna Académica da Universidade de Coimbra, por sua vez, vai receber mil euros para a realização da Masterclasse e Concerto da Big Band Rags, da TAUC, com Ricardo Toscano, que vai acontecer em dezembro. O curso vai incidir em técnicas avançadas de execução, interpretação e improvisação de temas standard de jazz e swing.
Na área da dança, foi aprovado um apoio de 750 euros à CoDança – Associação Cultural, de modo a dotar esta entidade de condições para a realização do Curso Intensivo de Dança “Regresso às Aulas 2024/25”. A recém-criada associação promove este curso na primeira semana de setembro, de forma a preparar os alunos para o novo ano letivo. Pretende com a contratação de professores e coreógrafos de renome, assegurar o crescimento técnico e artístico na exploração de novas formas de expressão artística, para além da motivação para alcançar novos patamares na prática da dança e contatos feitos com outros participantes.