Das 11h00 às 23h00, os visitantes vão poder participar em diversas atividades, incluindo workshops de artesanato tradicional, como Pysanka (ovos decorados), Motanka (bonecas tradicionais) e coroas ucranianas, além de sessões de culinária onde vai ser possível aprender a preparar pratos típicos, como os famosos Varenyky (rissóis ucranianos).
A abertura oficial do evento está marcada para as 15h30 e vai contar com a presença de representantes da Embaixada da Ucrânia em Portugal e do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, que vai fazer um discurso alusivo à data e à importância da solidariedade entre nações.
Os visitantes vão ter, ainda, a oportunidade de desfrutar de atuações musicais, incluindo canções folclóricas ucranianas e danças infantis. Para quem desejar, vai haver também uma zona de tatuagens alusivas à Ucrânia e uma zona de fotos onde os participantes poderão tirar fotos junto ao mapa deste país. Vai ser, ainda, exibido o documentário “The Hardest Hour” — um testemunho único sobre os trágicos acontecimentos da invasão russa, vistos pelos olhos dos ucranianos.
Parte dos fundos arrecadados durante o evento será destinada à Associação Ucraniana VeraCausa, sediada em Coimbra, que apoia refugiados ucranianos, faz doações ao exército ucraniano e ajuda na reconstrução de áreas destruídas na Ucrânia.