Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

22 Outubro 2024

CM de Coimbra apoia com 22 mil € Festival Linha de Fuga que decorre durante o mês de novembro

CM de Coimbra apoia com 22 mil € Festival Linha de Fuga que decorre durante o mês de novembro

O processo de apoio à 4ª edição do Festival e Laboratório Internacional de Artes Performativas Linha de Fuga 2024, coorganizado com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que contempla o apoio de 22.640 euros à Linha de Fuga – Associação Cultural, tendo em conta o “alcance estratégico” do projeto, nomeadamente nos domínios da arte experimental e contemporânea, foi aprovado na reunião do Executivo de dia 21 de outubro. O festival decorre de 1 a 30 de novembro e é dedicado ao tema “Enfrentar medos”. A edição deste ano integra a programação cultural da Câmara, com destaque para o Convento São Francisco.

O Convento São Francisco integra o “Programa Triplo – Percurso Corpo | Território” (9 e 10 de novembro), os espetáculos “Reminiscência”, de Malicho Vaca/Le Insolente Teatre (9 de novembro) e “Também se Matam Cavalos”, de Francisco Thiago Cavalcanti (29 de novembro), bem como os laboratórios que decorrem durante o mês de novembro de 2024 na Blackbox e na Project Room. O programa está disponível aqui.

 

A grande maioria dos espetáculos são efetuados em coapresentação pelos teatros e outros equipamentos culturais que os acolhem, dos quais se destacam a Oficina Municipal do Teatro (O Teatrão), o Teatro da Cerca de São Bernardo (A Escola da Noite), o Jazz ao Centro Clube (Salão Brazil) e a Casa das Artes Bissaya Barreto.

 

O programa multidisciplinar do Festival e Laboratório Internacional de Artes Performativas Linha de Fuga desenvolve um papel de relevo na valorização da dança contemporânea e das artes performativas, bem como da criação artística local, nacional e internacional, contribuindo para produção e programação de linguagens artísticas experimentais e fomentando o diálogo, a colaboração e a formação entre os diversos artistas e o tecido cultural de Coimbra.

 

Uma referência para o facto da Direção-Geral das Artes (DGArtes) ter contemplado o projeto no âmbito do programa de apoio à programação, à aposta na internacionalização dos artistas participantes no programa e ao financiamento da Iberescena (o qual permite a vinda de artistas provenientes do espaço ibero-americano) e do Instituto Francês em Portugal.

 

O festival conta, ainda, com apoios logísticos de agentes culturais sediados em Coimbra, tais como a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a Associação Flic-Flac, a Bonifrates, a Cena Lusófona, o Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra e o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Este ano tem, também, como parceiros o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Festival Citemor, o Centro Cultural Penedo da Saudade e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

 

A Antena 2 e a Rádio Universidade de Coimbra são media partners.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)