“Inovar e evoluir, a engrenagem do futuro” é o lema da 23ª edição da FENGE, que não se direciona apenas para a comunidade estudantil, mas também para qualquer cidadão, independentemente da sua faixa etária, que procure saber mais sobre as tecnologias desenvolvidas na área da engenharia, atualizar os seus conhecimentos no mundo da engenharia através das palestras e workshops ou até uma oportunidade de emprego.
O programa, de três dias, conta com várias palestras sobre as mais diferentes temáticas. Destaque, contudo, para a noite cultural, no dia 21, com a realização de um espetáculo de stand-up comedy com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade. Esta noite cultural visa aproximar a comunidade coimbrã e as suas raízes à Feira de Engenharia. Já no dia 22, vai haver um jantar com as empresas, organizado pela Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e, no dia 23, a sessão de encerramento.
A FENGE tem por objetivo principal aproximar o tecido empresarial com a comunidade estudantil, partilhando experiências entre ambas as partes. A oportunidade criada através desta sinergia, aliada ao que melhor se faz ao nível da área de engenharia, resulta em aliciantes projetos e cooperações, num evento único. Habitualmente esta iniciativa conta com aproximadamente 4000 pessoas ao longo da sua realização, contando com a presença de um conjunto diversificado de empresas e instituições, sendo que nesse contexto são organizadas palestras, análise de currículos, entrevistas de emprego, workshops, entre outras atividades.
A FENGE é aberta a todos os que pretendam encontrar uma oportunidade de emprego ou aumentar o seu conhecimento. A entrada é gratuita. A organização sugere que os visitantes tragam o seu “currículo vitae” para entregar às empresas expositoras presentes.
A FENGE conta com a participação das seguintes empresas/entidades: Cândido José Rodrigues, Bluepharma, Ubiwhere, Endriprev, Sodicentro, Oliveira & Paiva – engenharia e construção, Saint-Gobain Portugal Canas – engenharia e construção, Critical Software, Helukabel, Efapel, Withus, Grupo Visabeira, Vtxrm Software, Factory, Ambimetric, Aquinos Group, Tecnimede, Inova-Ria, Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, Lactogal, ADPN, Proef, Enging – make solutions, Valmet, Phisec, Força Aérea Portuguesa, Exército Português, Calibrafruta, Ordem dos Engenheiros Técnicos, Mecwide e Fravizel.
A CM de Coimbra apoiou a iniciativa com 2.500 euros, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes