A Câmara Municipal de Coimbra vai apoiar com 10 mil euros a Federação Portuguesa de Basquetebol na organização de dois jogos da Seleção Feminina de Basquetebol, dias 6 e 9 de fevereiro, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, com a Ucrânia e Sérvia, com vista à qualificação para o Campeonato da Europa de Basquetebol Feminino 2025, foi, hoje, deliberado na reunião do Executivo.
Os vereadores ratificaram, ainda, o apoio municipal de dois mil euros concedido à Secção de Boxe da Associação Académica de Coimbra para a realização da Gala de Boxe, que teve lugar dia 1 de fevereiro, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em coorganização com a Câmara Municipal, no quadro da Associação de Boxe de Aveiro e Federação Portuguesa de Boxe. Pela primeira vez, a Gala realizou-se em recinto fechado, dando melhores condições aos intervenientes, tendo aumentado o nível de qualidade de organização, nomeadamente com o aluguer de estrutura de jogo de luzes sobre o ringue e outros apetrechos que embelezaram e engrandeceram o espetáculo.
A Câmara Municipal vai também apoiar a Associação Desportiva e Recreativa 4 Estações com mil euros para realização da Corrida das 4 Estações CoimbraShopping, bem como isentar a organização do pagamento de taxas, no valor de 1.166,04 euros. A prova, apresentada dia 29 de janeiro, realiza-se a 16 de fevereiro, pelas 10h30, com partida e chegada na Praça da Canção, compreendendo uma corrida de 10 quilómetros, com percurso certificado e homologado pela Federação Portuguesa de Atletismo e consta no Global Calendar World Athletics (WA), e uma prova de caminhada de cinco quilómetros. Está prevista a participação de 1.500 atletas.
O Executivo aprovou, ainda, a atribuição de dois mil euros ao Centro Cívico de Carvalho, sediado em Ceira, através de contrato programa, destinados a comparticipar nas despesas de requalificação do campo de jogos, em particular em matéria de iluminação, como se refere na informação dos serviços. O estado das instalações, adianta-se, teve um efeito negativo drástico na formação de jovens para o desporto e sociedade, provocando danos estruturais, bem como subtração de valores monetárias provenientes da quotização e outras receitas, prejuízos numa instituição cujas instalações são utilizadas, diariamente, e que dificultam o desenvolvimento das atividades sociais, desportivas e culturais.