A violência no namoro continua a merecer a atenção das autoridades, razão que levou a CM de Coimbra e o programa Escola Segura da PSP de Coimbra a dinamizar ações de sensibilização sobre o assunto, numa altura em que se assinala o Dia de São Valentim, vulgarmente conhecido como Dia dos Namorados.
As sessões são dinamizadas em contexto de sala de aula, proporcionando aos alunos um espaço de reflexão sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer nas relações de namoro. Para além da apresentação do tema, é fomentado o debate, permitindo aos participantes colocar questões e partilhar as suas perspetivas sobre a violência no namoro.
A iniciativa visa consciencializar alunos e comunidade escolar para os sinais de alerta da violência nas relações afetivas, desconstruir mitos sobre o amor romântico e reforçar a importância do respeito e da igualdade entre parceiros. A escolha do tema das sessões reflete a preocupação das autoridades com o impacto das tecnologias e das redes sociais nas relações interpessoais, nomeadamente no controlo excessivo e na invasão de privacidade dentro das relações de namoro.
Na sessão de dia 14, dirigida aos alunos do 7º ano da Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis, a presença da PSP – Escola Segura permite, ainda, esclarecer os alunos sobre o enquadramento legal da violência no namoro, bem como os recursos e mecanismos de apoio existentes para vítimas.
Ação semelhante vai ser realizada a 26 de fevereiro, com alunos do ITAP, desta vez em parceria com a APAV de Coimbra, reforçando a importância do apoio especializado e da proteção das vítimas. Esta ação é destinada a alunos do 9º, 10º e 11º anos e será dividida em três sessões, num total de 75 discentes.