Já começou o processo de auscultação pública para a construção da Agenda Nacional da Juventude, um instrumento estratégico que definirá as políticas de juventude em Portugal para os próximos anos. O Grupo de Trabalho responsável por esta iniciativa é liderada pelo Ministério da Juventude e Modernização e composto pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, CNJ e Federação Nacional das Associações Juvenis, entidades responsáveis por dinamizar as ações de auscultação e por analisarem todos os contributos, com o objetivo da Agenda Nacional da Juventude ser apresentada no primeiro semestre de 2025.
Nesse sentido, o CNJ e a CM de Coimbra vão promover uma sessão de auscultação, no próximo dia 20 de fevereiro, às 14h30, na Sala Sá de Miranda, na Casa Municipal da Cultura, sita na Rua Pedro Monteiro, em Coimbra. O objetivo é recolher sugestões para a Agenda Nacional da Juventude e incentivar a participação neste processo, dirigido a jovens entre os 16 e os 30 anos. As inscrições estão disponíveis aqui.
De recordar que o Ministério da Juventude e Modernização deu início à construção da Agenda Nacional da Juventude 2028, um projeto estratégico e participativo que visa ouvir e integrar as ideias e perspetivas dos jovens portugueses, assente em 10 temas, designadamente: Saúde e Bem-Estar, Educação e Qualificação, Participação Cívica e Cidadania, Digitalização e Tecnologias, Habitação, Natalidade e Intergeracionalidade, Sustentabilidade, Ambiente e Coesão Territorial, Emprego, Empreendedorismo e Inovação, Cultura e Criatividade e Inclusão e Igualdade.