A CM de Coimbra, através do Grupo de Trabalho Crianças e Jovens da Rede Social de Coimbra, vai organizar o encontro “É + Forte Do Que Nós – Saúde Mental na Infância e Adolescência”. O objetivo passa por promover uma reflexão sobre a saúde mental na infância e na adolescência, através de três painéis de debate, onde vão ser tratados temas como “Quando nos devemos preocupar? Quais os sinais e sintomas de alarme” e “Da prevenção à Intervenção” e no qual vão ser apresentados programas e projetos em curso.
No primeiro painel, intitulado “Quando nos devemos preocupar? Quais os sinais e sintomas de alarme”, vão participar Flávia Belinha, pediatra do Centro de Desenvolvimento do Hospital Pediátrico de Coimbra, Maria Laureano, pedopsiquiatra do Hospital Pediátrico de Coimbra, e Paula Carriço, psiquiatra do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Coimbra.
O segundo painel, inicia-se depois do almoço, com o tema “Da prevenção à Intervenção”, contando com a presença de Eva Serens, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Coimbra, Carla Ribeiro, assistente social na Escola Secundária D. Dinis, e com Joana Sequeira, psicóloga clínica da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
No último painel, vão ser apresentados três programas e projetos em curso: “Let’s Talk About Children”, por Joaquim Cerejeira, “Mente Ciente”, por Dulce Carvalho, e “Quinta dos Sonhos”, por Rita Lucas. “Let’s Talk About Children” tem como objetivo principal a promoção da saúde mental das crianças, bem como a prevenção da transmissão intergeracional de problemas de saúde mental. “Mente Ciente” vai ser o mote para falar dos hábitos que podem contribuir para preservar a saúde mental e “Quinta dos Sonhos”, um projeto dinamizado pela Associação Integrar.
A sessão de encerramento está agendada para as 17h30 e fica a cargo da vereadora da Ação Social da CM de Coimbra, Ana Cortez Vaz, e de Carla Borges de Pinho, diretora de Serviço de Pedopsiquiatria da ULS de Coimbra.
A participação neste encontro carece de inscrição obrigatória, que deve ser efetuada aqui, através do preenchimento do formulário online.