12 Fevereiro 2025

UCI Granfondo World Series volta a Coimbra a 1 e 2 de março com 1.600 participantes

UCI Granfondo World Series volta a Coimbra a 1 e 2 de março com 1.600 participantes

O UCI Granfondo World Series Coimbra Region 2025 está de volta nos dias 1 e 2 de março. O evento, que foi apresentado ontem, dia 11 de fevereiro, em Montemor-o-Velho, vai contar com 1.600 participantes de 30 nacionalidades diferentes, para as provas de contrarrelógio e Granfondo/Mediofondo, dando acesso ao Campeonato do Mundo da Série UCI Granfondo World Series. A conferência de apresentação contou com a presença do vereador do Desporto da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carlos Matias Lopes. O contrarrelógio individual parte dia 1 de Coimbra, da Praça das Cortes, em Coimbra. No dia 2, a prova passa, novamente, por Coimbra, a caminho de Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Condeixa e Soure, terminando em Montemor-o-Velho.

O Granfondo é o resultado de uma parceria entre os Municípios de Coimbra, Montemor-o-Velho e a Cabreira Solutions, com o apoio da Turismo do Centro e da Federação Portuguesa de Ciclismo, e tem como patrocinador principal a Škoda. Dia 1, parte de Coimbra, da Praça das Cortes, às 10h00, o contrarrelógio individual de cerca de 20 quilómetros. Dia 2, realizam-se duas provas: o Mediofondo, de 106 quilómetros, e o Granfondo, com 148 quilómetros, que passa por Coimbra, a caminho de Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Condeixa e Soure, terminando em Montemor-o-Velho.

 

Para o e vereador do Desporto da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, o UCI Granfondo World Series Coimbra Region “é um evento que projeta Coimbra e toda a região Centro no panorama internacional do ciclismo, consolidando-se, ano após ano, como uma referência de qualidade e excelência. A parceria estabelecida entre o Município de Coimbra e Montemor-o-Velho, tem permitido elevar continuamente o nível deste evento, atraindo um número crescente de atletas e espectadores”.

 

“Esta é uma oportunidade única para promover não só o desporto, mas também o património, a cultura e o turismo da nossa região, reforçando a nossa posição como um destino privilegiado para eventos desportivos de dimensão mundial. Acreditamos que o crescimento sustentado do Granfondo Coimbra Region continuará a trazer benefícios significativos para a economia local e para a promoção de um estilo de vida saudável. Coimbra está orgulhosa de fazer parte desta jornada e de contribuir para o sucesso deste grande evento.”, acrescenta o vereador.

De referir que o contrarrelógio que irá ligar Coimbra a Montemor-o-Velho, já no próximo dia 1 de março, tem as inscrições esgotadas, pelo que se antevê uma prova muito competitiva, com os melhores tempos a contar para o circuito mundial.

 

Este é, também, um evento inclusivo com atividades para toda a família, entre a caminhada, o granfondinhos, e diversas atividades desenvolvidas nos stands das marcas presentes. A organização considera que estão criadas as bases para que o evento prossiga ano após ano e que se consolide ainda mais.

 

O presidente da CM de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, considera que este é o maior e melhor evento de ciclismo para todos realizado em Portugal. Já a organização, nas palavras de João Cabreira, destaca que este é um evento de referência na Europa, tendo vindo a afirmar-se ano após ano e aumentando o número de participantes e espectadores. Por sua vez, António Caiado, diretor de Marketing da Skoda, afirmou, que a bicicleta está no ADN da marca e que os conceitos de sustentabilidade, respeito pela natureza e espírito de entreajuda são fundamentais para ambas as partes. Por sua vez, a vice-presidente da Turismo do Centro, Anabela Freitas, sublinhou que são eventos como o UCI Granfondo World Series que facilitam a prossecução dos objetivos propostos pela entidade.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×