10 Março 2025

Projeto tecnológico para recolha de resíduos acolhido no #CoimbraCityLab foi apresentado aos comerciantes

Projeto tecnológico para recolha de resíduos acolhido no #CoimbraCityLab foi apresentado aos comerciantes

O projeto piloto L.ai – Holistic Waste Management foi apresentado, hoje, dia 10 de março, e divulgado junto de comerciantes e embaixadores de rua do projeto @Baixa Coimbra. Com o objetivo de combater a deposição irregular de resíduos, a aplicação móvel permite reportar incumprimentos e solicitar recolhas de monos, colocando em contacto cidadãos, empresas, municípios e operadores de gestão de resíduos.

A L.ai – Holistic Waste Management baseia-se numa aplicação móvel, com recurso a inteligência artificial, para combate à deposição irregular de resíduos urbanos no espaço público. A apresentação do projeto decorreu hoje, no 2º piso do edifício n.º 12 da Rua Ferreira Borges, e contou com a participação de cerca de 20 comerciantes de diversos setores a operar na Baixa de Coimbra.

 

A aplicação móvel será testada em ambiente real, na área delimitada do Bairro Comercial Digital – no âmbito do @Baixa Coimbra -, e pode ser transferida pelos utilizadores nas lojas virtuais Google Play e App Store. A experimentação decorre, previsivelmente, entre três a seis meses.

 

Qualquer pessoa poderá utilizar a aplicação e experimentar, em ambiente real, na zona delimitada para o projeto @Baixa Coimbra. Ainda que a aplicação permita o reporte de situações e pedidos de recolha de resíduos volumosos (vulgo monos), de cidadãos e empresas, para todo o concelho, apenas os reportes efetuados nessa área geográfica terão prioridade de resposta pelos serviços municipais, no âmbito desta experimentação. Todos os outros terão de ser realizados pelos canais habituais da Câmara Municipal de Coimbra.

 

A L.ai combina tecnologia de ponta, inteligência artificial e ciência de dados, com o envolvimento ativo da comunidade, e pretende promover uma gestão de resíduos mais eficiente, participativa e sustentável. Liga cidadãos e empresas, por meio de uma app, a municípios e operadores de gestão de resíduos, que utilizam um painel de controlo inteligente. Com estas duas interfaces tecnológicas, garante o envolvimento de todas as partes e gera benefícios concretos para toda a sociedade.

 

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra mantém à disposição o e-mail gestor@bairrodigital.coimbra.pt ou contacto@laiwastesolutions.com para esclarecimento de possíveis questões relacionadas com este assunto

 

Recorde-se que o #CoimbraCityLab é uma iniciativa da CM de Coimbra para apoio ao desenvolvimento e experimentação de ideias e projetos inovadores e sustentáveis de base tecnológica, em ambiente real, através da disponibilização do espaço físico urbano e do conhecimento técnico e experiência dos serviços municipais, servindo ainda como facilitador na criação de parcerias que permitam dar suporte e continuidade ao desenvolvimento dos projetos. Podem integrar a iniciativa #CoimbraCityLab todas as pessoas singulares e pessoas coletivas, de direito público ou de direito privado, no âmbito dos projetos de soluções tecnológicas que se enquadrem nos objetivos e requisitos previstos no regulamento.

 

Já o projeto @Baixa Coimbra, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito de uma candidatura conjunta da CM de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e CoimbraMaisFuturo à linha “Bairros Comerciais Digitais”, continua a dinamizar diversas ações dirigidas a comerciantes da Baixa, mas também ao público em geral. Para informações adicionais, está disponível o e-mail gestor@bairrodigital.coimbra.pt.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×