Os vereadores de Poitiers e Pavia foram recebidos nos Paços do Concelho de Coimbra, pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva. O encontro permitiu aprofundar as relações já existentes entre estes municípios, que são parceiros associados do projeto CHARME/Interreg Europe, que se dedica à importância da digitalização do património cultural.
No encontro, foi sublinhada a importância da relação de geminação entre as cidades de Coimbra e Poitiers, que continua a revelar-se uma fonte profícua de interação para as duas cidades que partilham intensos laços de trabalho, no âmbito da participação de diversos projetos europeus, e que serão progressivamente aprofundados na área da juventude e sustentabilidade.
Estes projetos europeus comuns revelam-se de grande significado para as estratégias de desenvolvimento das respetivas cidades e fornecem a base de trabalho para o desenvolvimento desta ativa cooperação internacional noutras temáticas, nomeadamente o turismo sustentável e a juventude.
A reunião inter-regional do projeto CHARME/Interreg Europe começou ontem, no Convento São Francisco, que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, além do Museu Municipal de Coimbra e os seus núcleos, da Cidade Muralhada e Fado de Coimbra.
Hoje, o encontro prossegue com uma visita ao Mosteiro de Santa Cruz, à Universidade de Coimbra, onde vão ser recebidos pelo vice-reitor, João Calvão da Silva, e ao Museu da Ciência.
A reunião termina, amanhã, com um encontro nos Paços do Concelho, que tem início às 9h00, onde vai ter lugar um “workshop sob o tema “Património cultural na era digital. Estratégias de documentação e comunicação para fomentar a cultura como plataforma de valor para o turismo”, e a apresentação dos parceiros e associados neste projeto europeu.
A CM de Coimbra promove este encontro europeu, que conta ainda com a cooperação e participação dos parceiros locais – Museu da Ciência UC, TUMO Coimbra, CES-UC – assim como da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, autoridade política associada ao projeto CHARME em Coimbra, enquanto entidade gestora do Programa Regional do Centro 2030.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes