A CM de Coimbra pretende requalificar o antigo supermercado do Bairro da Fonte da Talha. O imóvel, atualmente em mau estado e com fraca integração urbana, vai ser reabilitado para acolher a futura sede da Associação de Moradores do Bairro da Fonte da Talha, dotando-o de condições modernas, acessíveis e acolhedoras.
A intervenção, que tem um preço base de 56.600 euros (acrescido de IVA) e um prazo de execução de 120 dias, insere-se no âmbito de uma candidatura aprovada ao Programa de Intervenção em Espaços Públicos (PIEP), que assegurou um apoio de 13.000 euros.
O novo espaço pretende servir de ponto de encontro para a população, com especial enfoque nos idosos que vivem sozinhos, oferecendo melhores condições de convívio e apoio social. O interior do edifício será reorganizado para incluir uma sala ampla de estar, copa/bar, instalação sanitária acessível, gabinete e arrumos. Vão ser também realizadas melhorias nos vãos e revestimentos, garantindo conforto, acessibilidade e cumprimento da legislação em vigor.
A fachada também vai ser renovada com materiais mais modernos e térmicos, sendo mantido um alpendre coberto na entrada, com substituição da estrutura por razões de segurança e estética. O projeto contempla, ainda, a criação de um pequeno espaço exterior tipo praça, acessível por rampa, e a colocação de mobiliário fixo e vitrina para exposições.
O procedimento de contratação será realizado por consulta prévia, de acordo com o previsto no Código dos Contratos Públicos, estando a adjudicação sujeita ao critério da proposta economicamente mais vantajosa, com o preço como único fator de avaliação. O prazo para a entrega das propostas será até às 17h00 do 24º dia após o envio do convite, através da plataforma VORTALgov.