Sob o tema “Preparar as Comunidades para um Futuro Sustentável”, o Fórum da Aliança EC2U reforçou a cooperação transnacional entre instituições de ensino superior e cidades, sublinhando o papel das universidades e dos municípios no desenvolvimento europeu sustentável e colaborativo.
Durante o Fórum, a CM de Coimbra dinamizou uma sessão de “Ciência Cidadã” sobre Turismo Sustentável, onde apresentou a Estratégia Municipal de Turismo e o projeto europeu SHIFT Coimbra – uma iniciativa que alia tecnologia, inclusão e sustentabilidade, com recurso à inteligência artificial e à integração de migrantes. O SHIFT Coimbra envolve também as cidades de Salamanca, Iași e Pádua, e é apontado como um projeto transformador na área do turismo urbano sustentável.
No encerramento, o presidente da autarquia, José Manuel Silva, salientou que a participação ativa na EC2U tem reforçado a internacionalização da cidade, a projeção da rede de municípios EC2U e a abertura a novas parcerias e candidaturas europeias, nomeadamente na área do turismo sustentável e mobilidade.
A Aliança EC2U é composta por nove universidades europeias e respetivos municípios: Coimbra (Portugal), Jena (Alemanha), Iași (Roménia), Salamanca (Espanha), Pavia (Itália), Turku (Finlândia), Linz (Áustria), Umeå (Suécia) e, como parceira associada, a Universidade de Lviv (Ucrânia).
O Município de Coimbra é membro ativo da Rede de Municípios EC2U desde a sua criação e tem desempenhado um papel ativo na promoção da cooperação entre cidades, universidades e comunidades, com vista ao desenvolvimento sustentável e à criação de um verdadeiro espaço europeu de conhecimento e mobilidade.
Créditos fotográficos: UC | DCM