Esta é uma iniciativa solidária, sem caráter competitivo, que tem como objetivo sensibilizar a população para a prevenção das doenças cardiovasculares, promovendo hábitos de vida saudáveis e a prática de exercício físico. As receitas revertem na totalidade para o projeto “Coimbra Unida pelo Coração”, dedicado à avaliação do risco cardiovascular e à educação para a saúde.
Com um percurso de cerca de 13 quilómetros, a iniciativa tem início às 9h00 e o trajeto segue pela ciclovia que passa pela Mata Nacional do Choupal até às instalações da empresa SRAM, na Pedrulha, onde será realizado um circuito no interior da fábrica, que se dedica à produção e montagem de componentes para bicicletas. Nas instalações da SRAM, estarão diversas entidades parceiras com algumas atividades, designadamente avaliação do risco cardiovascular, ciclo-oficina, demonstração de suporte básico de vida, sensibilização para a dádiva de sangue, entre outras.
A inscrição nesta atividade tem um custo de 5€ por participante e tem seguro de acidentes pessoais para os participantes devidamente inscritos até ao dia 6 de junho. O pagamento pode ser realizado através de transferência bancária para o IBAN PT5000 35074 0000 1031 8130 43, com envio de comprovativo para fpc-centro@netcabo.pt. Também pode ser realizado no dia do evento, entre as 8h30 e as 9h00, contudo não vai incluir o seguro. A inscrição só é considerada válida depois do pagamento.
Podem participar, gratuitamente, associados da Delegação de Coimbra da Fundação Portuguesa de Cardiologia, com as quotas regularizadas, assim como crianças e jovens com idade inferior ou igual a 16 anos, sendo a responsabilidade da sua participação imputada aos pais que, contudo, também terão de se inscrever. Todos os participantes recebem um “Kit de Participante” com mochila e outros brindes dos parceiros da iniciativa. O levantamento do kit de participação pode ser feito entre as 8h30 e as 9h00 do próprio dia, no Parque Verde do Mondego.