Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

9 Junho 2025

Coimbra acolheu Congresso Diálogos Luso-Sefarditas e mostrou legado judaico aos parceiros JEWELS TOUR

Coimbra recebeu, de 3 a 5 de junho, a terceira reunião do projeto JEWELS TOUR – JEWish hEritage as Leverage for Sustainable TOURism, financiado pelo programa Interreg Europe. O encontro juntou representantes de oito parceiros de sete países europeus (Coimbra, Ferrara-Itália, Breda-Holanda, Lublin-Polónia, Erfurt-Alemanha, Riga-Letónia e Lviv-Ucrânia), assim como “stakeholders” do projeto, como a UC, Museu Nacional do Judaísmo Italiano, Museu Judaico de Riga e Turismo Centro de Portugal, com o objetivo de reforçar a cooperação internacional em torno da valorização do património cultural judaico.

A reunião de Coimbra teve um carácter, particularmente, enriquecedor ao integrar os parceiros no Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas, de modo a promover o diálogo intercultural e a troca de perspetivas sobre o legado judaico em diferentes territórios europeus. O programa teve início, a 3 de junho, com um jantar de boas-vindas no À Capella, localizado no primeiro bairro judaico, onde os participantes tiveram contato com o Fado e a Guitarra de Coimbra.

 

O dia seguinte incluiu sessões de trabalho no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, a apresentação sobre o património judaico na região centro (Turismo Centro de Portugal), o “workshop” dedicado à criação de instrumentos turísticos de promoção do património judaico de Coimbra e a sua contextualização histórica, visitas guiadas ao Mikveh e ao edifício da Inquisição, à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra – onde se deram a conhecer algumas das mais emblemáticas edições hebraicas – e à própria Universidade, Património Mundial da UNESCO.

 

No último dia, no Convento São Francisco, decorreram sessões de trabalho sobre metodologias comuns, investigação coletiva e definição de próximos passos do projeto. Durante a tarde, teve lugar a sessão especial JEWELS TOUR / Interreg Europe, no âmbito do VII Congresso Internacional Diálogos Luso Sefarditas | Cidades-Mundo de Memória Judaica, com apresentações de todos os parceiros JEWELS TOUR e alguns dos respetivos “stakeholders” sobre perspetivas europeias do património judaico.

 

O trabalho conjunto desenvolvido ao longo destes dias permitiu aprofundar o conhecimento mútuo sobre os projetos de valorização do património judaico levados a cabo pelas cidades parceiras, destacando-se, em particular, o caso de Coimbra, que vive atualmente uma fase de afirmação e projeção, impulsionada pela próxima abertura ao público do Mikveh e por um conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo Município que visam reconhecer e promover turisticamente a herança judaica na história da cidade.

 

O projeto JEWELS TOUR tem como missão preservar e promover o património cultural

judaico, reconhecendo o seu valor enquanto legado comum europeu. Através da partilha de boas práticas, capacitação técnica e criação de soluções digitais replicáveis, pretende-se tornar este património mais acessível e atrativo, fomentando o desenvolvimento económico e social das regiões envolvidas.

 

O consórcio do projeto é composto pelo Município de Ferrara (Itália), Breda University of Applied Sciences (Países Baixos), Ośrodek “Brama Grodzka – Teatr NN” (Polónia), Município de Coimbra, Cidade de Erfurt (Alemanha), Município de Lublin (Polónia), Agência de Investimento e Turismo de Riga (Letónia) e Agência de Desenvolvimento Regional da Região de Lviv (Ucrânia). Mais informações disponíveis em www.interregeurope.eu/jewelstour.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Catarina Gralheiro

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)