O programa do 1º Festival Nacional do Arroz-Doce inclui oficinas para crianças, dois momentos de showcooking, atuações musicais e um concurso intergeracional que junta avós e netos à volta da sobremesa mais tradicional das mesas portuguesas.
A abertura oficial está marcada para as 10h00 com uma atuação itinerante do Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês” e conta com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e o vereador com o pelouro dos Mercados e Feiras, Miguel Fonseca. Às 11h00, realiza-se a oficina infantil “Pastéis do Arroz-Doce”, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos, com participação gratuita mas limitada a 15 crianças. Todas as atividades são dinamizadas pela Confraria do Arroz Doce.
O primeiro momento de showcooking acontece às 12h00, sob o tema “São Rosas! O Arroz-Doce da Rainha”. Pelas 14h30, a animação musical prossegue com a atuação da Quarentuna de Coimbra.
Um dos pontos altos do dia será o concurso “Bordar o Arroz-Doce, entre Avós e Netos”, que tem início às 15h30. A atividade, aberta a participantes dos 5 aos 99 anos, desafia equipas compostas por avós e netos a recriar e decorar esta iguaria típica. A entrega dos prémios está agendada para as 17h30.
O segundo showcooking do dia está agendado para as 16h30, com o tema “Arros feito em bollos”. O encerramento do festival está previsto para as 19h00.
O 1.º Festival Nacional de Arroz-Doce pretende valorizar este doce tradicional português, promovendo a sua diversidade de receitas e o seu papel na cultura gastronómica e afetiva do país.