|
Cave – Obras da Coleção Encontros de Fotografia 15 de julho, 16h00 Entrada livre
A exposição “Cave – Obras da Coleção Encontros de Fotografia” é inaugurada na próxima terça-feira, dia 15 de julho, às 16h00, no espaço da antiga loja “A Feira”, na Rua António Granjo, 6D, junto à Estação Nova, em Coimbra. A entrada é livre. Integrada no programa Verão a Dois Tempos, uma iniciativa cultural do Município de Coimbra com foco na Baixa da cidade, esta exposição é coorganizada com o Centro de Artes Visuais/Encontros de Fotografia (CAV). Com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, a exposição “Cave” reúne obras da Coleção Encontros de Fotografia e trabalhos do artista convidado Carlos Lobo, propondo um olhar plural sobre a cultura popular contemporânea. A partir de diferentes representações da vida social associada ao universo noturno, ao rock e às festas populares, a exposição apresenta um conjunto de visões contrastantes captadas por fotógrafos de várias nacionalidades e gerações. As imagens expostas revelam uma memória visual que oscila entre a euforia e a melancolia, dando conta de vivências desaparecidas, de uma pertença ao presente e de especulações conceituais sobre o papel da imagem na construção da representação do real vivido ou imaginado. Além da exposição, o programa inclui duas visitas guiadas abertas à comunidade, agendadas para os dias 26 de julho e 11 de setembro, às 18h00, promovendo a mediação e o diálogo com os públicos.
|
© Hannah Starkey
|
Porta sim, Porta não De Vera Alveolos com habitantes e comerciantes da Baixa Na quarta-feira, dia 16 de julho, pelas 18h30, o Largo do Romal, no coração da Baixa de Coimbra, acolhe a apresentação da instalação “Porta Sim, Porta Não”, resultado de uma residência artística de Vera Alvelos em colaboração com habitantes e comerciantes locais. Esta iniciativa integra o N.I.B. – Núcleo de Imaginação da Baixa, uma proposta de curadoria da Associação Há Baixa para o programa cultural “Verão a Dois Tempos”, do Município de Coimbra. A entrada é livre. A partir de uma escuta atenta e de uma pesquisa sensível pelas ruas da baixa, Vera Alvelos desenha uma rede que cruza memórias, vivências e objetos, revelando fragmentos da vida passada e presente de quem ali vive e trabalha. O resultado materializa-se em pequenas instalações compostas por textos e objetos, apresentadas pelos participantes no Largo do Romal, lugar central da investigação artística. “Porta Sim, Porta Não” é um convite ao público para se deter nas pequenas vivências do quotidiano, imaginar o que se oculta para lá das portas fachadas das casas e lojas, e deixar-se surpreender pelas histórias que delas emergem.
Sobre a iniciativa “Verão a Dois Tempos” Verão a Dois Tempos, a programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra em coorganização com quatro entidades culturais (Associação Há Baixa, Blue House, Encontros de Fotografia e Jazz ao Centro Clube), decorre até ao final de setembro, na Baixa da cidade. Com aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, são cerca de 100 iniciativas a decorrer em vários locais e em cinco palcos principais (dois na Praça do Comércio, um no Largo do Romal, outro no Largo do Poço e na loja “A Feira”), com derivações pontuais para outros espaços, entre concertos, performances e criação com a comunidade local, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa. A agenda completa do “Verão a Dois Tempos” pode ser consultada em https://www.veraoa2tempos.pt/ |

