A mostra, que integra a 16ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, conta com a curadoria de José Maçãs de Carvalho e reúne obras dos fotógrafos António Júlio Duarte, José Maçãs de Carvalho, Pedro Medeiros e Rui Calçada Bastos, autores cuja prática artística tem sido profundamente influenciada pela experiência da viagem.
“To travel the road of possibilities” propõe uma reflexão sobre a relação histórica entre a fotografia e a viagem – desde as missões fotográficas científicas do século XIX até aos registos contemporâneos marcados pelo olhar subjetivo e introspetivo. O título, retirado de uma entrevista com Robert Frank, remete para a viagem como lugar de descoberta e deslumbramento, traço comum nas obras aqui apresentadas.
As imagens expostas resultam de viagens a Macau, China e Japão, territórios que marcaram decisivamente o percurso artístico destes autores e que se revelam, nesta exposição, como paisagens de encontros intensos entre o íntimo e o estrangeiro, entre a memória e a novidade.
O Festival das Artes QuebraJazz 2025, um dos mais emblemáticos da cidade de Coimbra, realiza-se até dia 30 de julho e programa 40 momentos culturais, 20 deles de entrada gratuita, reunindo cerca de 180 artistas.
Importa recordar também que este evento é, pelo 10º ano consecutivo, distinguido com o selo de excelência “Remarkable Arts Festival”, atribuído pela European Festivals Association – Europe for Festivals, Festivals for Europe (EFFE) e concedido pelo serviço prestado no campo das artes, pelo envolvimento da comunidade e pela abertura internacional.
O Festival das Artes QuebraJazz conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.