Em Ceira, a adaptação de espaços da Escola Básica permitiu instalar um novo jardim de infância público, com capacidade para 46 crianças. O equipamento dispõe de duas salas de atividades, sala de atendimento, sala para animação e apoio à família, arrumos, instalações sanitárias, átrio e recreio exterior vedado. A intervenção, iniciada em junho, incluiu também a reformulação das instalações elétricas e de telecomunicações, com foco na segurança.
Na Escola Básica do Areeiro, os trabalhos incidiram na zona de recreio junto ao jardim de infância, com a substituição do muro de suporte por uma nova estrutura em betão armado. Foram ainda realizadas pinturas interiores e exteriores, reparação de pavimentos e substituição da caldeira a gás. A obra, iniciada em março, representou um investimento de cerca de 115 mil euros.
A sessão contou com a presença da comunidade escolar, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e da vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, e dos técnicos envolvidos nas obras.
Com estas intervenções, Coimbra inicia o ano letivo de 2025/2026 com uma rede escolar que integra 15.326 alunos: 1.194 na educação pré-escolar, 4.054 no 1.º ciclo, 2.193 no 2.º ciclo, 3.568 no 3.º ciclo, 18 em cursos de educação e formação, 3.172 no ensino secundário e 1.127 em cursos profissionais.
Para este ano letivo, mantêm-se os apoios no âmbito da Ação Social Escolar, que abrangem medidas como refeições gratuitas para alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, transportes escolares gratuitos em várias modalidades, atividades de ocupação nas férias escolares, atividades de animação e apoio à família, bem como apoios a material escolar e visitas de estudo.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila