Licenciada em História – variante História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1993), possui uma pós-graduação em Gestão Cultural das Cidades pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (2002) e o Curso de Gestão Pública na Administração Local pela Fundação FEFAL (2020). Tem ainda formação complementar em áreas como museologia, gestão cultural, igualdade de género, avaliação de desempenho e gestão documental.
Ligada ao MunicÃpio de Coimbra desde 1988, desempenhou funções na Divisão de Ação Cultural até 2008 e, posteriormente, na Divisão de Museologia, onde exerceu como técnica superior até 2019. Nesse ano passou a desempenhar, em regime de substituição, o cargo de chefe de divisão, coordenando a gestão e dinamização de seis núcleos museológicos: EdifÃcio Chiado, Torre de Almedina, Torre de Anto, Sala da Cidade, EdifÃcio da Inquisição e Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.
O júri concluiu que Elisabete Carvalho foi a que demonstrou ser detentora do perfil mais adequado ao exercÃcio do cargo, quer pelo percurso académico e profissional demonstrado, quer pela posse das competências essenciais para o desempenho da função.
A nomeação agora oficializada tem a duração de três anos, em regime de comissão de serviço, renovável por iguais perÃodos.