A visita guiada por Pedro Magalhães à exposição “Haverá Eleições. 1975: as primeiras eleições livres em Portugal” convida o público a explorar o percurso imersivo, que dá conta da complexidade e do entusiasmo desse período histórico nacional.
Com curadoria da cineasta Catarina Vasconcelos e do politólogo Pedro Magalhães, a exposição foi realizada pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e pela Assembleia da República, em parceria com o Convento São Francisco, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. “Haverá Eleições. 1975: as primeiras eleições livres em Portugal” reúne um vasto material audiovisual, com fotografias, recortes de imprensa da época e um conjunto de documentos que retratam o período intenso que se viveu antes, durante e após as eleições de 25 de abril de 1975.
A visita, limitada a 20 participantes, é de entrada gratuita, mas requer inscrição prévia na bilheteira do Convento São Francisco (a funcionar de segunda a domingo, das 15h00 às 20h00), através do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt ou via telefone 239 857 191.
A exposição distribui-se pela Galeria Pedro Olayo e pelo Foyer do piso 0 do Convento São Francisco e inclui ainda um documentário da realizadora e argumentista Cláudia Varejão, com produção da TERRATREME, que revisita estas eleições através das imagens da noite eleitoral e de testemunhos de quem viveu as primeiras eleições livres portuguesas. A realização do documentário foi apoiada pelo Programa Democracia e Sociedade Civil da Fundação Calouste Gulbenkian.
Recorde-se que a exposição, de entrada gratuita, pode ser visitada no Convento São Francisco até 22 de fevereiro, todos os dias, entre as 15h00 e as 20h00 (com a última entrada às 19h30).
Toda a programação do Convento São Francisco pode ser consultada em coimbraconvento.pt/pt/agenda ou através das redes sociais deste espaço municipal.
O Convento São Francisco é um equipamento cultural do Município de Coimbra, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e na Rede de Teatros com Programação Acessível.