A escultura “Almedina”, da autoria de Celestino Alves André, foi hoje recolocada no Largo de Almedina, de onde tinha sido retirada em junho de 2020. 17 meses depois, o novo Executivo decidiu recolocar a estátua no seu local original, evidenciando com esta “cerimónia singela” que “Coimbra vai voltando a ser o que era e será cada vez mais e melhor; aquela Coimbra que todos desejamos que seja”, referiu José Manuel Silva.
“Esta escultura, a mais fotografada de Coimbra, volta ao seu lugar. É um momento de regozijo para todos nós. É uma escultura maravilhosa e este é o local indicado para a estátua tão procurada por turistas, portugueses e estrangeiros”, sublinhou José Manuel Silva.
O presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, agradeceu ao presidente da CM de Coimbra por este gesto, referindo que “devolvemos à cidade, às pessoas de Almedina, a estátua no seu local próprio”.
Por sua vez, o vereador Carlos Lopes, em 2013 presidente da Junta de Freguesia de Almedina – data em que a escultura foi colocada pela primeira vez no Arco de Almedina, recordou que este foi “um tributo que as gentes de Almedina quiseram fazer para perpetuar na história o nome de Almedina”, na altura em que a freguesia foi agregada na atual União de Freguesias de Coimbra. “Hoje é um dia para festejar, é um dia feliz para Coimbra, que vai poder continuar a usufruir e a contemplar a estátua de Almedina”, sublinhou Carlos Lopes.