Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

28 Fevereiro 2023

Coimbra acolhe camião PORTHOS para estudo da insuficiência cardíaca a partir de quinta-feira

Coimbra acolhe camião PORTHOS para estudo da insuficiência cardíaca a partir de quinta-feira

A unidade móvel de estudo da insuficiência cardíaca PORTHOS vai estar estacionada em Coimbra, na Praça da Canção, entre os dias 2 e 10 de março. O camião tem percorrido o país para conhecer a prevalência da insuficiência cardíaca, já que os últimos dados que há sobre o tema datam de há mais de 20 anos. O estudo, promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia e pela AstraZeneca, em parceria com a Nova Medical School, vai avaliar uma amostra representativa da população portuguesa (5.616 participantes), com residência em Portugal continental e idade igual ou superior a 50 anos.

Depois de ter passado pelo Alentejo e por Lisboa e Vale do Tejo, o estudo PORTHOS chega agora à zona Centro do país, onde se espera a participação de cerca de 1016 pessoas. O PORTHOS vai estar estacionado na Praça da Canção e vai funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 18h30, e domingo, das 8h30 às 12h30.  O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, vai visitar a unidade móvel no próximo dia 9 de março, às 14h30.

 

O objetivo do PORTuguese Heart failure Observational Study (PORTHOS) ou, em português, Estudo Epidemiológico sobre Insuficiência Cardíaca na População Portuguesa, passa por conhecer o número de pessoas (prevalência) que sofre de insuficiência cardíaca em Portugal e caracterizá-las, já que os últimos dados datam de há mais de vinte anos. O contacto é feito telefonicamente e quem aceitar participar no estudo é convidado a deslocar-se à unidade móvel, instalada num camião, devidamente equipado com meios técnicos e humanos, onde se realizam alguns exames médicos, desde colheitas de sangue a eletrocardiogramas e o ecocardiogramas.

 

Na zona Centro do país, o PORTHOS passará, também, por Belmonte, Fundão, Montemor-o-Velho e Arazede entre os meses de março e abril. Os resultados do estudo PORTHOS irão aumentar o conhecimento e informação sobre o impacto desta doença em Portugal e, consequentemente, permitir uma definição de políticas de saúde capazes de colmatar as necessidades reais existentes.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)