Em 2025 assinalam-se os 50 anos das eleições para a Assembleia Constituinte, de onde saiu a Constituição da República, em 1976.
O debate arrancou na sexta-feira, dia 7 de fevereiro, e na abertura dos trabalhos esteve o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e os dois coordenadores científicos, Alexandre Franco de Sá e Luís Meneses do Vale, responsáveis pelo alinhamento do programa. Neste dia, o tema centrou-se na “Democracia entre o passado e o futuro”, e contou com a participação de Fernando Rosas, Jaime Nogueira Pinto, Marcela Uchôa, e Rafael Pinto Borges, cabendo a moderação a João Figueira.
No dia seguinte, sábado, no painel da manhã, falou-se de “Democracia e Representação: como preservar o passado democrático?”, com José Ribeiro e Castro, Manuel Carvalho da Silva, Marina Costa Lobo, Teresa Violante e moderação de Paula Sofia Luz. Da parte da tarde, os trabalhos foram retomados, com moderação de Daniel Belo e o mote “Democracia e Europa: como garantir a Democracia no futuro?” com João Rodrigues, José Manuel Pureza, Maria Manuel Leitão Marques e Rui Tavares.
As “Conferências Políticas” terminaram com a temática “Democracia e Cidade: como viver o presente democrático?” com as intervenções de Ana Abrunhosa, António Pinto Pereira, Jorge Gouveia Monteiro, Maurício Marques e a moderação de Vitalino José Santos.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Tiago Costa