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11 Março 2025

Coimbra vai aderir à plataforma nacional de gestão de bilhética de transportes públicos

Coimbra vai aderir à plataforma nacional de gestão de bilhética de transportes públicos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, dia 10 de março, uma proposta de adesão à 1Bilhete.pt, uma plataforma nacional que permite a integração dos sistemas de bilhética dos transportes públicos, facilitando o carregamento, validação e fiscalização de bilhetes de diferentes operadores. O contrato, a celebrar com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), estabelece os termos da participação da autarquia, enquanto Autoridade de Transportes, e vai integrar os operadores sob jurisdição municipal na 1Bilhete.pt, permitindo a interoperabilidade dos sistemas de bilhética locais com os nacionais.

A 1Bilhete.pt é desenvolvida pelo IMT, em parceria com os Transportes Metropolitanos de Lisboa e os Transportes Intermodais do Porto. A plataforma promove a interoperabilidade entre regiões, permitindo o uso de um único cartão ou aplicação em vários serviços de transporte, suportando bilhética clássica (cartões sem contacto), bilhética móvel (smartphones com NFC) e bilhética aberta (pagamento com cartões bancários contactless). O objetivo é tornar o transporte público mais acessível, eficiente e digitalizado, simplificando a experiência dos utilizadores.

 

O contrato que será analisado vai ser celebrado entre o Município de Coimbra e o IMT, responsável pela coordenação do projeto, e tem por objetivo a integração nos operadores sob jurisdição municipal na plataforma, permitindo a interoperabilidade dos sistemas de bilhética locais com a plataforma nacional. Através deste contrato, a CM de Coimbra compromete-se, no caso da bilhética clássica, a integrar a API APEX nos sistemas de bilhética regionais e promover a certificação e atualização contínua da plataforma. Caso venha a ser desenvolvida a bilhética móvel, a autarquia vai seguir a arquitetura da 1Bilhete.pt para aplicações móveis e integrar o SDK.pt. Já em relação à bilhética aberta (caso aceite pagamentos com cartões bancários contactless), a autarquia tem de garantir integração com um serviço de “token” universal e permitir “roaming” nacional de bilhetes combinados. Por fim, é acordada a atualização do software conforme necessário e a divulgação do projeto.

 

Por sua vez, o IMT, como coordenador do projeto, compromete-se a apoiar tecnicamente a integração da API APEX e da bilhética móvel, certificar os desenvolvimentos e garantir a atualização contínua dos sistemas e promover a interoperabilidade nacional e cofinanciar os custos de adesão do município.

 

Os serviços técnicos da autarquia consideram este como “um passo fundamental para a promoção da mobilidade sustentável e da eficiência no sistema de transportes públicos da cidade de Coimbra”. A integração de diferentes meios de transporte nesta plataforma deverá ser realizada num prazo de seis meses, a partir da data de assinatura do contrato, podendo a CM de Coimbra desvincular-se, livremente, da adesão decorridos três anos desde a data de adesão efetiva, após prévia comunicação ao IMT ou à entidade por este indicada, com seis meses de antecedência, da intenção de se desvincular do projeto.

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