O vereador Miguel Fonseca, em representação da CM de Coimbra, formalizou no passado dia 28 de abril, em Edimburgo, a adesão à iniciativa EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe: Seal for Festival Cities and Regions, promovida pela European Festivals Association (EFA). A assinatura decorreu no âmbito da Arts Festivals Summit 2025, organizada pelo Edinburgh International Festival e pelo Município de Edimburgo, e assinalou a entrada de Coimbra numa comunidade composta por 33 cidades e regiões de 21 países europeus, comprometidas com os festivais e com a animação cultural enquanto fatores estratégicos de desenvolvimento social, económico e territorial.
Durante a sessão, que contemplou também a adesão de Tempere (Finlândia), Budapeste (Hungria) e Niš (Sérvia), o vereador Miguel Fonseca destacou os benefícios desta integração para a afirmação internacional de Coimbra e da sua estratégia cultural e territorial. “A integração na comunidade EFFE Seal está perfeitamente alinhada com a nossa estratégia: reafirma a convicção de que os festivais e as atividades culturais são motores poderosos de coesão social, desenvolvimento económico e visibilidade internacional”, afirmou o autarca, que esteve acompanhado pela chefe do Gabinete de Relações Institucionais e Internacionais da autarquia, Joana Gouveia Loureiro.
A participação nesta prestigiada plataforma europeia liga agentes culturais, artistas e públicos, fomenta a inovação e a excelência artística, promove o envolvimento dos cidadãos e contribui para a partilha de boas práticas em políticas municipais.
A certificação EFFE reconhece Coimbra como território de referência no panorama europeu, com uma estratégia de promoção de atividades culturais e de animação, fundada na valorização do património e no reforço da identidade cultural, particularmente no centro histórico e na Baixa, na inclusão e na sustentabilidade ambiental.
Créditos fotográficos: Andrew Perry