A edição deste ano da cimeira celebra 20 anos completados da primeira reunião em Roma, em 2005, e é um apelo à ação de Portugal, Espanha e Itália. O encerramento dos trabalhos, amanhã, às 12h00, vai contar com as presenças do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, para além do Rei de Espanha, Filipe VI, e do Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, que, hoje vão ser distinguidos com o título de doutor honoris causa, o monarca pela Faculdade de Direito, e o Presidente da República Italiana, pela Faculdade de Economia.
Hoje, o tema é “Parcerias Industriais”, intercâmbio em setores estratégicos como espaço e defesa, saúde e ciências da vida, semicondutores, computação de alto desempenho e inteligência artificial. Amanhã, estão previstos três painéis, onde se vão abordar temas essenciais para a competitividade europeia: Academia Empreendedora, Tecido Empresarial e Políticas Públicas de Inovação. O evento conta, ainda, com a intervenção de Mario Draghi sobre os desafios competitivos da Europa.
A organização do fórum é uma parceria da Câmara Municipal de Coimbra, Universidade de Coimbra, Turismo de Portugal, Comunidade Intermunicipal de Coimbra e Banco BPI.