De acordo com o júri do concurso, Rui Campino “demonstrou ser detentor do perfil mais adequado ao exercício do cargo, quer pelo percurso académico e profissional, quer pelas competências essenciais para o desempenho da função”. Desde 2023 que exercia o cargo de diretor do Departamento de Estudos Estratégicos, Planeamento e Desenvolvimento Territorial, sendo que, de 2019 a 2020, desempenhou as funções de chefe da Divisão de Planeamento Territorial.
Começou por exercer funções na CM de Coimbra, como técnico superior, na área do ordenamento do território e planeamento urbano, em 1986. É autor e coautor de diversos trabalhos na área do ordenamento do território, planeamento urbano, avaliação ambiental estratégica e de impacte ambiental, em matéria de Plano Diretor Municipal, incluindo a sua primeira revisão e demais processos de dinâmica.
Nascido em 1959, Rui Campino é licenciado em Arquitetura Paisagista, pela Universidade de Évora, e possui uma pós-graduação em Planeamento e Desenho Urbano, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e outra em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.