O projeto desenvolve-se em duas fases. A primeira fase, dedicada à criação dos postais em contexto escolar, decorre até ao final de novembro. Na segunda fase, os professores bibliotecários entregam ao Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da BMC os postais selecionados a nível de escola, até ao dia 28 de novembro.
Entre os trabalhos recebidos, vão ser escolhidos 18 postais, representativos dos vários ciclos de ensino. Os critérios de avaliação incluem a relação com a obra lida, a originalidade, a estética e a qualidade de execução. Todos os participantes vão receber um certificado de participação.
O desafio abrange seis escalões de participação, de forma a incluir todos os níveis de ensino: 1.º Escalão (alunos do 1.º Ciclo – 3.º e 4.º anos de escolaridade); 2.º Escalão (alunos do 1.º Ciclo – 1.º e 2.º anos de escolaridade); 3.º Escalão (alunos do 2.º Ciclo); 4.º Escalão (alunos do 3.º Ciclo); 5.º Escalão (alunos do Ensino Secundário); e 6.º Escalão (alunos dos percursos de educação/formação).
A seleção final vai estar a cargo de um júri, designado pelo Grupo de Trabalho da Rede de Bibliotecas de Coimbra, constituído por um representante da Biblioteca Municipal de Coimbra, um designer da CM de Coimbra, um representante do Gabinete de Comunicação do Município, um representante da Rede de Bibliotecas Escolares e um professor de Artes convidado.