A Câmara Municipal de Coimbra volta a oferecer à cidade um concerto de Ano Novo, com acesso gratuito, iniciativa que cumpre desde 2014, convidando a Orquestra Clássica do Centro (OCC), estrutura cultural sedeada no Pavilhão Centro de Portugal (espaço municipal), a protagonizar o evento.
No próximo sábado (14 de janeiro), a partir das 17h00, a antiga igreja do Convento São Francisco acolhe, assim, um concerto que, para além da OCC, contará com a presença do tenor Carlos Guilherme, sob direção do maestro José Eduardo Gomes. Para assinalar a época festiva, a abertura do concerto será feita com a interpretação da obra “Trish trasch polka”, de J. Strauss.
O trinar da guitarra portuguesa soará pelas mãos de Ricardo Silva, que interpretará um conjunto de cinco obras de sua autoria (“Semente”, “Choro do Marquês”, “Dentro e um Sonho Mágico”, “Valsa do Carrossel antigo” e “Balalaikas”).
Carlos Guilherme e a OCC tomam, depois, conta do palco para interpretação de cinco peças, de autoria de G. Puccini, Soutullo y Vert, Pablo Sorocabal, terminando com “O Sole Mio”, de Di Capua. John Strauss é o compositor que se segue quando a OCC encher a sala com “Danúbio Azul” e a “Marcha Radetzky”.
A encerrar o concerto, o Coro Infantil do Conservatório Regional de Coimbra interpretará uma obra portuguesa, a popular “Natal dos Simples”, de José Afonso, com arranjos de José Firmino. A direção estará a cargo da maestrina Ana Quinteiro.
A iniciativa – ainda que de acesso gratuito – requer o levantamento dos respetivos ingressos, na bilheteira do Convento São Francisco, diariamente, das 15h00 às 20h00, com lotação limitada.
