O Campeonato Nacional das Profissões começou hoje, no Parque Verde, em Coimbra, e termina no próximo dia 27, com uma sessão de encerramento no Convento São Francisco. A tarde foi animada, com música e os ensinamentos do judoca Nuno Delgado sobre como se formam campeões.
A organização, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, espera cerca de 10 mil visitantes nestes seis dias, nos locais onde o evento decorre: Pedrulha (instalações do Serviço de Formação Profissional), Praça do Comércio e Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Já o campeonato, destinado a jovens dos 17 aos 25 anos, irá definir os representantes portugueses nas competições homólogas europeia (Gotemburgo, dezembro de 2016) e mundial (Abu Dahbi, outubro de 2017).
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, deu as boas vindas, à nossa cidade, aos participantes, afirmando que “somos todos profissionais e fazemos todos coisas para podermos viver melhor individual e coletivamente”.
O autarca espera que “esta semana de realização profissional seja profícua”, tendo ainda referido que “nós, em Coimbra, apostamos em valorizar a cidade e a cidadania; que aqui se comecem ou que aqui continuem a sentir-se realizados; Portugal precisa, todos e cada um de nós precisamos, as nossas comunidades precisam”.
Já na qualidade de presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado disse: “Em nome de todos os municípios, transmito-vos a vontade que nos anima de contribuirmos para que em cada terra se crie emprego – e precisamos muito – se ajudem as empresas e precisamos muito que todos, em conjunto, ajudemos a criar riqueza socialmente útil.”