4 Julho 2016

CMC homenageou António Arnaut

CMC homenageou António Arnaut

O fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, foi hoje homenageado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), numa iniciativa integrada no programa de comemorações do Dia da Cidade e da Rainha Santa Isabel. Uma homenagem que decorreu no Parque Dr. Manuel Braga, com o descerramento do busto de António Arnaut, uma obra escultórica, em bronze, assinada por Pedro Figueiredo. Ao lado do busto foi também colocada uma placa com uma das frases do homenageado, também poeta e escritor: “Todo o fruto é vontade da semente”. 

A cerimónia contou com largas dezenas de pessoas, que fizeram questão de estar presentes e de cumprimentar o homenageado. “Estamos a homenagear o Serviço Nacional de Saúde, é verdade, mas estamos também assumidamente a homenagear o mérito, a dignidade, a conduta reta, a palavra amiga, o amigo e a sua família. Doutor António Arnaut estamos-lhe profundamente gratos por nos ter dado a honra de fazer esta expressão de arte, no parque junto ao rio, num sítio paradisíaco”, afirmou o presidente da CMC, Manuel Machado, na cerimónia que decorreu no Parque Dr. Manuel Braga, no Dia da Cidade e da Rainha Santa Isabel, após a sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Município. “Queremos enaltecer, mais uma vez, o criador e todos os profissionais que asseguram o Serviço Nacional de Saúde como pedra angular do Estado Social”, acrescentou ainda o autarca.

“Ver a minha cabeça esculpida num dos mais belos locais da cidade de Coimbra, onde costumo passear e sonhar, tendo por vizinhos os poetas cidadãos Antero de Quental e Manuel Alegre, é uma honra”, afirmou, por sua vez, António Arnaut, agradecendo a homenagem e a obra do escultor Pedro Figueiredo. “Os meus amigos têm sido excessivamente generosos”, concluiu, emocionado. 

“É um gosto muito grande podermos estar aqui consigo. Longa vida, boa saúde e grande fraternidade”, afirmou ainda Manuel Machado, acrescentando: “A honra que temos em estarmos a apresentar uma obra de arte no coração da cidade, na presença do nosso homenageado, é muita”. O presidente da CMC agradeceu a presença de todos na homenagem ao fundador do SNS e terminou com um forte abraço a António Arnaut.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×