26 Novembro 2016

Solum Sul terá novo jardim para homenagear Mendes Silva

Solum Sul terá novo jardim para homenagear Mendes Silva

“Há uma necessidade que tem sido manifestada de se criar um jardim num espaço confinante junto à escola Solum Sul” que, depois de construído, “se poderá chamar Mendes Silva”, afirmou hoje o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, na cerimónia de descerramento de uma placa evocativa da vida e obra de Mendes Silva, na rua General Humberto Delgado, junto à unidade residencial do Calhabé, por ocasião do 162.º aniversário da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

“É justo criar lá um jardim público e atribuir-lhe o nome de Mendes Silva, para que os netos e as netas, os vidouros, os meus e os nossos, possam passar por ali e perguntar-se: Mas por que é que num terreno tão bonito decidiram fazer um jardim em vez de um prédio?”, antecipou Manuel Machado, referindo que se trata de uma homenagem “honrada, bonita e elegante a um construtor da cidade”.

“Estamos a homenagear justamente a grata memória de um ilustre conimbricense, apaixonado por Coimbra”, afirmou Manuel Machado, recordando “a vida de um homem notável, um construtor da cidade”, com quem se cruzou “em diversas atividades políticas, cívicas, construtoras”.

Segundo Manuel Machado, enquanto Mendes Silva foi presidente da autarquia praticou o seu lema “mãos à obra”. “Um homem de uma dedicação total para com todas as comunidades, dos mais diversos ramos que sabia passear na alcatifa vermelha, mas sabia também caminhar no terreno das pedras e silvas ao lado”, descreveu.

“O Doutor Luís Mendes Silva faz-nos falta; vamos ver se conseguimos fazer perdurar a memória dele na memória coletiva da cidade”, afirmou o autarca, emocionado.

Recorde-se que Mendes Silva aplicou, neste local, pela primeira vez em Portugal, os princípios estabelecidos por Le Coubusier através da célebre Carta de Atenas (1942), na qual preconizou uma nova forma de edificação virada para os seus habitantes e não tanto determinada pela orografia do espaço. Uma obra ímpar que o notabilizou como uma referência da cidade, onde aplicou, pela primeira vez no desenho urbano, os princípios de habitar, trabalhar, recriar e circular”.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Manuel Correia de Oliveira, os vereadores da CMC, Rosa Reis Marques e Carlos Cidade, familiares do homenageado e moradores, também marcaram presença na homenagem ao antigo presidente da autarquia, dirigente desportivo e empresário. 

Para Manuel Correia de Oliveira, “esta homenagem, apesar de atrasada, é devida, pela obra que Mendes Silva nos deixou e pela dignidade que trouxe aos lugares públicos que ocupou”.

Manuel Machado entregou chaves da antiga escola da Rocha Nova à Associação de S. Romão

Depois da homenagem a Mendes Silva, o presidente da CMC, Manuel Machado, e o presidente da junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Manuel Correia de Oliveira, dirigiram-se para São Romão, onde entregaram a chaves da antiga escola da Rocha Nova, propriedade da CMC, para uso da Associação de Bem-estar, Cultura e Desenvolvimento Social de São Romão (ABCeD). A cedência é válida por três anos, renováveis.

Segundo Manuel Correia de Oliveira, “a entrega deste espaço vai permitir à associação aumentar a sua capacidade de apoio aos membros seniores da comunidade local” e, com este ato, a autarquia “está a trabalhar com as forças vivas da freguesia e a melhorar a qualidade de vida na Rocha Nova”.

 

Ouça aqui o discurso completo do presidente da CMC, Manuel Machado, na cerimónia de descerramento de uma placa evocativa da vida e obra de Mendes Silva. 

 

Leia aqui o discurso completo de Jorge Pais de Sousa, na cerimónia de descerramento de uma placa evocativa da vida e obra de Mendes Silva.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×