O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, aprovou a compra de uma nova ambulância, no valor de 52.258 euros, destinada à Companhia de Bombeiros Sapadores (CBS) de Coimbra. A viatura vai ser adquirida à empresa Futurvida – Fabricação de Veículos Especiais Lda., que apresentou a proposta economicamente mais vantajosa. Neste processo foram consultadas 8 empresas. Na reunião do executivo camarário de ontem foi dado conhecimento, aos vereadores, da compra da nova ambulância para a CBS Coimbra.
No mesmo sentido, foi dado conhecimento ao executivo da aquisição, também aprovada por Manuel Machado, de uma Viatura Tanque Tático Florestal (VTTF) para a CBS de Coimbra, no valor total de 180.730 euros, à empresa Jacinto Marques de Oliveira, Sucrs., Lda. Neste caso, foram consultadas três empresas para o respetivo fornecimento.
Deste valor, o investimento considerado elegível é de 163.500 euros e a respetiva comparticipação financeira – assegurada através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) – é de 114.450 euros (70%). Trata-se do Eixo Prioritário e Objetivo Temático “Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”.
A futura VTTF substituirá um Veículo Tanque Tático Rural (VTTR) com 34 anos ao serviço da CBS de Coimbra, que já ultrapassara o tempo de vida útil definido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Na análise da candidatura apresentada pelo Município, destaca-se que a aquisição do autotanque responde a uma “necessidade urgente” da companhia, que assim passará a dispor de veículos técnica e taticamente ajustados às caraterísticas mais recentes definidas pela ANPC. A viatura permitirá também cumprir o contingente mínimo de segurança previsto no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF).