30 Novembro 2017

Coimbra reforça cobertura da rede Wi-Fi gratuita com mais 220 pontos

Coimbra reforça cobertura da rede Wi-Fi gratuita com mais 220 pontos

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, nos Paços do Município, o contrato de aquisição de 220 novos pontos de acesso gratuito à internet, com o administrador da empresa Gonksys S.A., Gonçalo Figueiredo Veiga. Este é um investimento da autarquia no valor de 464.120,73 euros (já com IVA incluído) para alargar e melhorar este serviço. Dos novos “hotspots”, 150 serão instalados nas viaturas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e 31 em cada uma das sedes, atuais e antigas, das Juntas de Freguesias. Os restantes 39 novos pontos vão ser distribuídos pelo concelho.

A CMC lançou, a 25 de abril de 2015, a rede Coimbra+, acesso Wi-Fi gratuito à internet. Até ao momento estão instalados 24 pontos de acesso, colocados na sua maioria no centro da cidade. Agora a rede será alargada a todas as sedes de antigas e atuais juntas de freguesias (onde serão instalados 31 novos pontos de acesso) e em 39 novos locais do concelho, de forma a reforçar esta rede que funciona há mais de dois anos e meio e conta já com cerca de 174 mil utilizadores.

Com os novos 220 pontos de acesso, a Coimbra+ passa, então, a somar 244 “hotspots”, entre dispositivos fixos (94) e móveis (150), com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço e alargar a sua área de cobertura a outros locais de interesse, também cultural e turístico, incluindo todas as sedes das 31 freguesias do concelho e proporcionando este serviço aos utilizadores dos SMTUC.

A compra dos 220 novos “hotspots” contribui para promover o acesso livre e gratuito à internet por parte dos conimbricenses, também em pontos de interesse turístico e cultural, de comércio e de atividade económica intensa, mas também nas viagens nas viaturas dos SMTUC. Aos turistas, possibilita estruturar as suas visitas e fruir dos recursos disponíveis e, à população em geral, entre outros aspetos, criar novas oportunidades de negócio assentes no digital. O projeto enquadra-se também no esforço que tem vindo a ser feito para reforçar as caraterísticas de Coimbra como “smart city”.

Este processo foi aprovado, por unanimidade, na reunião do executivo camarário anterior, realizada a 6 de março de 2017, ao qual se seguiu o lançamento do concurso público internacional, publicado em Diário da República, a 23/6/2017, e, no Jornal Oficial da União Europeia, a 28/6/2017, tendo sido adjudicada a 27 de setembro passado à empresa Gonksys S.A., que venceu o concurso. Este projeto da CMC foi ainda candidatado a financiamento do Programa Valorizar – Linha de Apoio à disponibilização de redes Wi-Fi do Turismo de Portugal.

 

Lista dos locais onde vão ser instalados 39 novos pontos de acesso gratuito à internet que vão reforçar a rede Coimbra+:

– Aeródromo Municipal Bissaya Barreto
– Av. João das Regras/Av. Guarda Inglesa
– Av. João das Regras/Av. Inês de Castro
– Beco das Condeixeiras
– Campo da Arregaça
– Casa da Escrita
– Estação Coimbra A
– Estação Coimbra B
– Exploratório
– Igreja de São Salvador
– Jardim da Manga
– Jardim Solum (Rua Egas Moniz)
– Jardim Solum (Rua Francisco Lucas Pires)
– Jardim Vale das Flores
– Largo da Portagem
– Largo do Romal
– Mata do Choupal
– Mata de Vale de Canas
– Museu Machado de Castro
– Parque de Canoagem
– Parque Verde
– Pátio da Inquisição
– Pavilhão Centro de Portugal
– Penedo da Saudade
– Praça da República
– Praça do Comércio
– Praça Infante Dom Henrique
– Praça Loja do Cidadão
– Praia Fluvial Palheiros e Zorro
– Quebra-Costas
– Rua Arco da Traição
– Rua Cerca de Santo Agostinho
– Rua Dr. Guilherme Moreira
– Rua Padre António Vieira – Elevador
– Sé Velha
– Terreiro da Erva
– Torre de Almedina
– Torre de Anto
– Travessa da Trindade

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×