Uma ida ao Circo, que se encontra instalado no Parque da Canção, e uma Matiné Dançante de Carnaval, que se realizou no pavilhão do Centro Social São João (CSSJ), animaram a população sénior de Coimbra. As iniciativas, apoiadas pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), visam combater o isolamento e a exclusão social e a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos idosos.
No Circo, dezenas de idosos, que frequentam Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, puderam assistir a truques de malabarismo, números de equilibrismo e aos tradicionais palhaços, entre outras atuações, fugindo à sua rotina diária. Um espetáculo gratuito, proporcionado pela autarquia que é, genericamente, do agrado de todos os que assistiram. Uma colaboração entre a CMC e os circos, que lhes permite usufruir da isenção do pagamento de taxas pela ocupação de espaço público.
Apoiada pela autarquia de Coimbra, e promovida pela CLDS-3G Coimbra, a Matiné Dançante de Carnaval, contou, na passada sexta-feira, com a presença de mais de duas centenas de idosos oriundos de IPSS do concelho. Uma tarde diferente que permitiu à população sénior (re)viver outros tempos. O vereador da Ação Social da CMC, Jorge Alves, o presidente da união de freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, o presidente da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra (OPSDC), Henrique Santos, e o presidente da Assembleia Geral do CSSJ, Amável Batista, estiveram presentes na iniciativa.
O CLDS-3G Coimbra, Concelho Solidário Saudável, que tem como entidade coordenadora a OPSDC, no âmbito do Eixo 2 de Intervenção-Intervenção Familiar e Parental preventiva de Pobreza Infantil, nomeadamente na ação “+Sénior”, procura responder adequadamente às necessidades do concelho através de momentos de confraternização e ações de sensibilização.
Estas ações estão enquadradas nas iniciativas que a CMC apoia, durante todo o ano, para a população sénior.