Os UHF dispensam apresentações. A banda portuguesa é hoje uma das mais prestigiadas e a mais antiga em atividade. Os UHF surgiram em 1978 e foram, junto com Rui Veloso, responsáveis pelo movimento que deu origem ao rock português. O seu single “Cavalos de Corrida” (1980) e o álbum “À Flor da Pele” (1981) eram obrigatórios nas rádios portuguesas do início dos anos 80 e ocuparam as primeiras posições da tabela de vendas durante várias semanas, com a banda a conseguir mais do 100 mil discos vendidos em 1981. Os UHF estão ainda associados ao rock de intervenção em Portugal, com temas como “Sarajevo”, “Porquê (português)” ou “Vernáculo (para um homem comum)”.
A formação dos UHF foi sofrendo alterações ao longo dos anos e hoje mantém apenas um membro fundador, o vocalista e guitarrista António Manuel Ribeiro, que é também compositor da maioria das canções. Atualmente, António Manuel Ribeiro conta com a companhia em palco de António Corte-Real na guitarra, Luís ‘Cebola’ Simões no baixo, Fernando Rodrigues nas teclas e guitarra e Ivan Cristiano na bateria e percussão. Os UHF já deram 1700 concertos em Portugal e no mundo, já venderam mais de um milhão de discos, cassetes e DVDs e lançaram quinze álbuns de estúdio.
Para além dos UHF, também Diogo Piçarra vai estar em Coimbra para dar as boas vindas a 2019, com a sua atuação marcada para as 00h10, também no Largo da Portagem. Nos próximos dias são anunciados os restantes artistas que vão atuar na noite de Fim de Ano 2018, que está a ser preparado pela CM Coimbra. O programa está pensado para todos os públicos e irá abranger vários espaços da Baixa de Coimbra.