Com esta empreitada a autarquia pretende otimizar o espaço público numa zona de forte circulação viária e pedonal, que apresenta, por isso, várias anomalias no pavimento. Os trabalhos referem-se, essencialmente, ao levantamento da calçada, com regularização da base, à reformulação dos sistemas de drenagem, nomeadamente sarjetas e sumidouros, e ao ajustamento das cotas das tampas das caixas de infraestruturas existentes. Está ainda previsto o levantamento do lancil envolvente à Praça da República e a sua substituição por novos lancis de granito.
A ligação da Praça da República com a Av. Sá da Bandeira também vai ser intervencionada, de forma a suprimir o desnível existente, estando previsto o levantamento da calçada e a respetiva reposição à nova cota, para manter a homogenia dos passeios. Está ainda prevista a requalificação do passeio em frente ao Jardim da Sereia.
A empreitada vai obrigar a condicionamentos pontuais no trânsito e no estacionamento em toda a Praça da República e zonas envolventes.