5 Outubro 2019

José Falcão e António José de Almeida recordados nas celebrações da Implantação da República Portuguesa

José Falcão e António José de Almeida recordados nas celebrações da Implantação da República Portuguesa

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinalou, esta manhã, a Implantação da República Portuguesa. A cerimónia iniciou-se com Manuel Machado a reunir os convidados na Sala de Sessões dos Paços do Município, onde aproveitou para recordar o luto nacional decretado pelo Governo em memória de Diogo Freitas do Amaral, que faleceu no dia 3 de outubro. Depois, ao som da Filarmónica União Taveirense, as bandeiras foram içadas a meia-haste. O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado procedeu, como habitualmente, à deposição de uma coroa de flores no túmulo de José Falcão (1841–1893), no cemitério de Santo António dos Olivais, e outra no monumento a António José de Almeida (1866–1929).

O presidente da CM Coimbra recordou a importância de José Falcão e António José de Almeida na Implantação da República Portuguesa. Manuel Machado lembrou José Falcão como um dos combatentes para a implantação da República em Portugal.

 

Manuel Machado destacou também António José de Almeida como “um dos obreiros” que ajudou a implantar a República Portuguesa:

 

O primeiro e o último ato desta celebração evocativa foram acompanhados pela Filarmónica União Taveirense (FUT), que tocou “A Portuguesa”, o hino nacional adotado após o fim da monarquia. Na Praça 8 de Maio, a FUT interpretou ainda algumas músicas, num miniconcerto oferecido à cidade por ocasião das celebrações do 5 de outubro.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×