13 Dezembro 2019

Câmara reforça aposta na promoção de hábitos de alimentação saudável junto da população

Câmara reforça aposta na promoção de hábitos de alimentação saudável junto da população

O Mercado Municipal D. Pedro V acolheu, ontem, um workshop de alimentação saudável dedicado ao Natal, promovido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC). O workshop, intitulado “Bebidas e Cocktails de Natal”, contou com a presença da vereadora da Saúde da autarquia, Regina Bento, do diretor da EHTC, José Luís Marques, e do chef Eduardo Vicente, que ensinou os participantes a prepararem bebidas e cocktails saudáveis para a quadra natalícia. A iniciativa serviu ainda para Regina Bento e José Luís Marques falarem da importância do projeto e apresentarem o novo ciclo de workshops, que vai arrancar no início de 2020.

“Iremos iniciar um novo ciclo de workshops de alimentação saudável em janeiro, que decorrerá até julho, com propostas muito variadas em termos de temas”, afirmou Regina Bento, acrescentando que “o propósito destes workshops passa por incutir hábitos de alimentação saudável à população”. 

 

“As autarquias têm cada vez mais responsabilidades na área da Saúde, em janeiro a Câmara Municipal assumirá as competências nesta área e, naturalmente, que a alimentação saudável é um pilar muito importante”, resumiu. “É um gosto participarmos neste tipo de eventos e aceitar estes desafios da Câmara Municipal”, disse, por sua vez, José Luís Marques, que, no final da sua intervenção, ofereceu uma jaleca de chef da EHTC à vereadora Regina Bento, desafiando-a a voltar a “pôr as mãos na massa” nos próximos workshops. 

 

O 2º ciclo da iniciativa “Quintas no Mercado” arranca já no próximo dia 9 de janeiro, pelas 11h00, no Mercado Municipal D. Pedro V, com o workshop “Os 2 R’s da Alimentação (Reduzir e Reutilizar)”. Os workshops vão realizar-se, tal como no 1º ciclo, às segundas quintas-feiras de cada mês e vão contar com a presença de um engenheiro alimentar, um nutricionista e um chef, que terão a missão de ensinar os participantes a escolherem os melhores produtos e a confecionarem refeições saudáveis, nutritivas e de baixo custo.

 

Estão ainda previstos os seguintes workshops: “O Romance está no Ar – Refeições Românticas”, no dia 13 de fevereiro; “Frutas e Legumes – Alegria à Mesa”, no dia 12 de março; “Primavera à Mesa – Flores Comestíveis”, no dia 9 de abril; “Cesta de Piquenique – Refeições Ligeiras”, no dia 14 de maio; “Santos Populares – Sardinha e Pimentos”, no dia 11 de junho; e “Bebidas Frescas – Sumos e Águas Aromatizadas”, no dia 9 de julho.

 

O workshop de ontem foi sobre bebidas e cocktails para a quadra natalícia e o chef Eduardo Vicente preparou três combinações que fizeram a delícia dos participantes: uma infusão de especiarias e rum, um chocolate aromatizado e um vinho quente.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×