“Quero agradecer o diploma e a medalha atribuída ao Município de Coimbra, que tenho a honra de estar aqui a representar”, afirmou o presidente da CM Coimbra, justificando que chegam muitos pedidos à autarquia, mas que nem todos têm uma solução possível. Contudo, garantiu, “quero continuar a impulsionar para que sejam realizados”. “O ano passado foi-me aqui apresentada a questão da dificuldade que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Brasfemes tinha por causa do empréstimo que havia contraído. Analisámos a questão, resolvemos e o dinheiro está pago. É assim que eu gosto de trabalhar”, prosseguiu Manuel Machado, acrescentando mais um exemplo: “Constatámos que era útil fazer-se a distribuição dos apoios para o funcionamento das associações antes do final deste ano. Foram celebrados os contratos e a transferência já está em curso, o dinheiro deve chegar antes do final do ano”.
Manuel Machado respondeu ainda às solicitações de Paulo Rodrigues, nomeadamente ao pedido de apoio para a construção de um anexo no quartel dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes e à aquisição de uma nova ambulância de socorro, garantindo que esses pedidos serão analisados. Porém, o presidente da CM Coimbra lembrou que atualmente há outras prioridades. “A preocupação que temos, neste momento, é o equipamento da Companhia de Bombeiros Sapadores e a contratação de pessoal. E, para além disto, temos uma preocupação que nos assiste também já há muito anos, que é a requalificação do quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e é para essa que agora dirijo as minhas atenções, para conseguirmos reabilitar o património e criar condições operacionais para uma resposta mais eficaz”, justificou.
Os elogios à atuação do Município de Coimbra estenderam-se ainda ao vereador da Proteção Civil da CM Coimbra, Jorge Alves, pelo trabalho realizado nos últimos anos, nomeadamente pela forma como coordena as diferentes corporações de bombeiros do concelho e como conseguiu agilizar a sua articulação, para que trabalhassem melhor em coordenação.
“Ao celebrarmos 80 anos estamos a homenagear todos aqueles que, desde a fundação da associação até hoje, fizeram o melhor que puderam para manter esta casa viva, ativa, eficaz e socialmente útil, por isso todos os que serviram esta casa são merecedores da nossa homenagem, respeito e consideração. E espero que todos os que cá estiverem daqui a 80 anos possam dizer o mesmo de nós e do que nós fizemos. Isso será a prova da continuidade do espírito humanista, solidário, empenhado, participado de todos no seu conjunto e de cada um de nós em particular, Faço votos para que os vindouros saibam reconhecer o trabalho que foi feito”, afirmou ainda o presidente da CM Coimbra, no discurso que proferiu no encerramento da cerimónia.
A cerimónia de celebração dos 80 anos da AHBV de Brasfemes contou ainda com a participação do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, Fernando Carvalho, o vereador da Proteção Civil da CM Coimbra, Jorge Alves, o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, Carlos Luís Tavares, o presidente da Junta de Freguesia de Brasfemes, João Paulo Marques, o presidente da Assembleia Geral da AHBV de Brasfemes, Gonçalo Santos, o comandante cessante, Acácio Monteiro, e o novo comandante Horácio Ferreira. O programa de comemorações incluiu, ainda, a inauguração da Sala-Museu da instituição e a entrega de condecorações aos bombeiros e a várias entidades.