17 Janeiro 2020

CM Coimbra evoca Miguel Torga em autocarros dos SMTUC

CM Coimbra evoca Miguel Torga em autocarros dos SMTUC

No dia em que se assinalam 25 anos da morte do médico e poeta Adolfo Correia da Rocha, conhecido pelo pseudónimo Miguel Torga, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresentou uma série de seis autocarros, que reforçam a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), decorados com uma imagem alusiva à evocação desta efeméride, que a autarquia preparou para recordar a vida e a obra deste grande poeta português. “Quem quiser conhecer-me, leia-me”. É uma frase de Miguel Torga que vai viajar agora por vários pontos de Coimbra. “Por isso, nos 25 anos que referenciamos o passamento de Adolfo Rocha, estamos a transmitir, através da mobilidade urbana, uma mensagem que, tal como Torga ensinou, Coimbra para ser conhecida tem de ser lida, interpretada, vivida, usufruída”, destacou Manuel Machado.

O presidente da CM Coimbra, acompanhado pelos vereadores Carlos Cidade, Regina Bento, Jorge Alves, Carina Gomes e Francisco Queirós, salientou que “Miguel Torga perdura como uma referência cultural da nossa cidade”. “Em síntese, o que ele um dia disse está agora nestes autocarros que reforçam a frota dos SMTUC. «Quem quiser conhecer-me, leia-me.”, destacou.

 

O autarca recordou Torga como “direto, verdadeiro, conimbricense e patriota assumido”. “Tivemos o privilégio de algumas vezes confraternizar, conviver e aprender com ele. Transmontano firme e hirto, chegou a Coimbra, apaixonou-se por Coimbra, apaixonou-se em Coimbra, arranjou amigos e fez cultura com entusiasmo, abnegação, coerência, verticalidade, determinação, perseverança, resistindo à ditadura e afrontando mesmo aqueles que pensavam ser os donos da inteligência dos outros. E fê-lo bem!”, concluiu Manuel Machado.

 

Para além destes seis autocarros, a autarquia apresentou, ainda, dois autocarros do modelo 18.280 HOCL da MAN, de 2005, que representam um investimento de 22.140 euros; uma viatura ligeira de mercadorias Caddy Maxi, da Volkswagen, de 2015, para servir o piquete, por 10.455 euros; e uma viatura nova adaptada para Serviço de Transporte Especial de passageiros com mobilidade reduzida, do modelo Boxer da Peugeot, que representa um investimento de 56.067,09 euros.

 

Este Serviço de Transporte Especial é destinado a pessoas com mobilidade reduzida que não possam fazer uso das carreiras regulares de transporte público, nomeadamente as que utilizam cadeira de rodas, funcionando em sistema de porta-a-porta.

 

Nos últimos seis anos a CM Coimbra tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, a qual se traduziu num reforço de 52 viaturas, sendo 36 autocarros, 14 miniautocarros e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de cerca de nove milhões de euros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×