9 Março 2020

Coimbra BD satisfaz público e expositores dedicados à nona arte

Coimbra BD satisfaz público e expositores dedicados à nona arte

A Coimbra BD – 5ª Mostra Nacional de Banda Desenhada chegou ao fim e o balanço voltou a ser muito positivo. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes, deu hoje conta, no decorrer da reunião do executivo municipal, do “sucesso” desta edição, que decorreu de 5 a 8 de março, na Casa Municipal da Cultura, recordando que “não havia, em Coimbra, nenhuma iniciativa dedicada especificamente à nona arte”. A Coimbra BD apresentou o que de melhor se cria ao nível desta temática em Portugal e também a nível internacional, atraindo muitos e diversos públicos, desde o infantojuvenil, às famílias e a todos aqueles que, de diferentes faixas etárias, cultivam o gosto por esta expressão artística.

A quinta edição da Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada terminou ontem e contou com a presença de 12 autores nacionais, de editores e livreiros especializados na comercialização da nona arte. O programa incluiu uma dezena de exposições, workshops, uma conferência sobre o “25 de Abril e a Banda Desenhada”, sessões de autógrafos com autores de BD e a apresentação de livros. Mas não foi só. A mostra ofereceu ainda outras atividades que apelaram ao envolvimento do público, como jogos de tabuleiro, sessões de desenho ao vivo – nesta edição, com um modelo Cosplay, em colaboração com o “Salão 40”.

 

O habitual desfile e concurso de Cosplay foi um dos pontos altos do evento e este ano contou com duas novas ações associadas: os “Talentos do Cosplay – Concerto de princesa Disney”, com Ana Costa, e a iniciativa “Q & A com Cosplayers”, na qual os cosplayers responderam a perguntas do público sobre os seus figurinos e personagens que assumiram.

 

O escritor e desenhador italiano Carlo Ambrosini, que era a representação internacional do evento, acabou por cancelar a sua participação devido ao agravamento da propagação do Coronavírus (COVID-19) em Itália, mas o seu livro “Dylan Dog: O Imenso Adeus” (Ed. Bonelli) foi apresentado na mostra, ficando a sua participação agendada para outra oportunidade.

 

Outros 12 autores nacionais estiveram presentes na mostra, representando o vasto universo da BD, designadamente Álvaro Santos, André Oliveira, Bernardo Majer, Carlos Zíngaro, Fernando Dordio, Filipe Abranches, Luís Louro, Mário Freitas, Miguel Jorge, Paulo Monteiro, Pedro Cruz e Zé Burnay.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×