3 Junho 2020

Câmara planta três centenas de árvores no Rebolim

Câmara planta três centenas de árvores no Rebolim

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra está a plantar três centenas de árvores no acesso ao Rio Mondego no Rebolim, iniciativa já prevista no Plano de Arborização 2019/2020. Nesta zona balnear de límpidas águas estão ainda em curso várias operações de melhoramento e criação de infraestruturas, designadamente estacionamento ordenado, instalações sanitárias e criação de local para vigilância.

A autarquia de Coimbra está a plantar três centenas de árvores junto ao Rio Mondego no Rebolim. Ontem, começaram a ser plantados uma centena e meia de amieiros, freixos, carvalhos, salgueiros, bétulas e plátanos, que vão ajudar a criar ordenamento no espaço destinado a estacionamento e uma zona de sombra numa parcela com cerca de um hectare. Nesta zona balnear verde, que foi muito castigada pelas cheias de dezembro passado, vão ser plantados, em breve, mais centena e meia de exemplares destas espécies, numa extensão de cerca de 2,5 km ao longo do Rio Mondego.

 

Este local começou a ser requalificado pela autarquia em 2019. Inicialmente foi realizada limpeza de vegetação, de lixeiras e de muitos outros detritos sobrantes da antiga extração de areias. Foi depois iniciado um processo de contínuo melhoramento deste acesso ao rio, a começar pelos acessos, infraestruturas elétricas, de telecomunicações e rede de abastecimento de água, e a criação de um espaço para estacionamento. Um investimento que só foi possível depois de, em julho do ano passado, a CM Coimbra ter adquirido um terreno com cerca de 15.000 m2 de área contíguo à zona que está a ser reabilitada, num investimento de cerca de 80.000 euros.

 

Depois das cheias do final de 2019, o local teve de ser alvo de novos melhoramentos, que decorrem agora para requalificar a área de estacionamento. Em breve, serão instalados novos sanitários e o local terá também vigilância.

 

A ligar o Rebolim vai existir também um novo troço ciclável, interligando no futuro à ciclovia de Coimbra, que está a alterar a paisagem urbana da cidade. Este projeto está a criar mais de 15 km de ciclovia, um investimento global superior a 2,2 milhões de euros, num troço que irá ligar Coimbra B à Portela. Esta ação está incluída no Plano de Ação e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e a sua candidatura ao Centro 2020 foi aprovada com financiamento de 85%.

 

Já o Plano de Arborização 2019/2020 veio definir uma estratégia, os critérios de seleção das espécies a plantar e uma planificação de trabalhos, a curto e a médio-prazo. O objetivo passa por aumentar, significativamente, o número de árvores a plantar no concelho e com esta ação ajudar também a combater os efeitos das alterações climáticas.

 

Até ao final de 2020, está prevista a plantação de, pelo menos, 2630 árvores. Prevista está também a substituição de algumas árvores, à medida que se detete qualquer problema de estabilidade ou risco para os utentes da via pública.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×