8 Junho 2020

Manuel Machado transmitiu ao Governo “desmantelamento inadmissível” do Hospital dos Covões

Manuel Machado transmitiu ao Governo “desmantelamento inadmissível” do Hospital dos Covões

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, transmitiu hoje ao Governo o “inadmissível” processo que parece estar em curso para desativar o Hospital Geral de Coimbra, mais conhecido por Hospital dos Covões. “Não é aceitável que haja desmantelamento de serviços, de forma subtil, para reduzir as capacidades do Hospital dos Covões e do Serviço Nacional de Saúde”, salienta Manuel Machado, que tem tomado conhecimento pela comunicação social das intenções do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Manuel Machado, que também preside ao Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), transmitiu à ministra da Saúde, Marta Temido, e ao Primeiro-ministro, António Costa, a sua apreensão perante as notícias que têm vindo a público sobre a intenção do Conselho de Administração do CHUC de desmantelar vários serviços no Hospital dos Covões. A conversa ocorreu à margem da reunião ocorrida esta manhã na sede do Infarmed, em Lisboa, para avaliar a situação epidemiológica em Portugal causada pela COVID-19 e contou também com a presença de Jorge Veloso, que preside à União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, onde se situa o Hospital dos Covões, mas também ao Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

 

Desta comunicação, Manuel Machado percecionou que o Governo ficou “ciente da gravidade que atribuímos ao que está a acontecer”. “A decisão sobre urgências não é de todo da competência nem da administração do CHUC, nem da própria ARS. Emitem pareceres, mas depois há entidades próprias no Ministério da Saúde que decidem”, denunciou o autarca, que foi ainda informado de que o que tem sido noticiado não é o procedimento habitual para estas situações.

 

Perante as notícias que dão conta deste intento, o presidente da CM Coimbra remeteu, logo na sexta-feira, ofícios dirigidos à Administração Regional de Saúde do Centro e ao Conselho de Administração do CHUC a solicitar informações fidedignas e oficiais.

 

Já ao início da tarde de hoje, na reunião do executivo municipal de Coimbra, Manuel Machado salientou que “não é aceitável que haja desmantelamento de serviços, de forma subtil, para reduzir a capacidade do Hospital dos Covões”, sublinhando a importância, designadamente, das urgências desta infraestrutura hospitalar para a região.

 

O edil realçou, também, o papel do Hospital dos Covões no combate à atual pandemia. “É merecedor de todo o nosso reconhecimento o papel que o Hospital dos Covões teve e continua a ter na resposta à pandemia”, disse Manuel Machado, que congratulou as equipas médicas e técnicas pelo seu trabalho. O presidente da CM Coimbra evidenciou também que as instalações deste Hospital demonstraram que têm todas as condições para responder e que se encontram, inclusive, subaproveitadas.

 

Neste sentido, Manuel Machado reforçou, ainda, junto do Governo que a Quinta dos Vales, onde se situa o Hospital dos Covões, é a melhor localização para acolher a nova maternidade de Coimbra, tendo em conta a fusão prevista da Maternidade Daniel de Matos com a Maternidade Bissaya Barreto. “A concentração que está a ocorrer nos CHUC é excessiva”, voltou a reafirmar o autarca, confrontando com o subaproveitamento dos terrenos na envolvente do Hospital dos Covões.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×