17 Agosto 2020

CM Coimbra investe 1,7M€ na requalificação dos passeios da Estrada da Beira onde vão ser plantadas 200 árvores

CM Coimbra investe 1,7M€ na requalificação dos passeios da Estrada da Beira onde vão ser plantadas 200 árvores

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, o projeto de execução para a requalificação dos passeios da Estrada da Beira, desde a rotunda da Casa Branca até ao troço Bandeiras/Alto de S. João, onde prevê investir 1,7 milhões de euros. A obra pretende, essencialmente, o redimensionamento dos passeios para dar maior segurança e conforto aos peões, em detrimento do automóvel; a plantação de mais 200 árvores; melhoramento das paragens dos transportes públicos; e a remodelação da iluminação pública, das redes elétricas de baixa tensão e de telecomunicações, bem como de drenagem de águas pluviais e de abastecimento de águas.

A CM Coimbra pretende requalificar os caminhos pedonais da Estrada da Beira, que originalmente foi uma Estrada Nacional (EN17) e que mais tarde, com a expansão da cidade para sudeste e consequente urbanização do Vale das Flores, veio assumir um caráter mais urbano. Agora, a autarquia vai intervir nesta via para uniformizar o que ao longo dos anos foi realizado de forma desgarrada, com alguns passeios estreitos, em betuminoso e mais vocacionados para a entrada e saída de veículos do que para a mobilidade pedonal.

 

O objetivo da empreitada será, assim, configurar os passeios pedonais para dimensões que permitam o conforto e a segurança dos peões, reduzindo a faixa de rodagem dentro das medidas regulamentares. Os lancis serão substituídos, com o objetivo de recuperarem uma altura que impossibilite a ocupação dos passeios pelos automóveis, sendo colocadas rampas para acesso a veículos somente em locais onde se verifique tal necessidade.

 

A autarquia vai também plantar cerca de duas centenas de árvores, que serão integradas e harmonizadas com as atualmente existentes, de forma a dotar esta artéria da cidade de uma atmosfera mais saudável, minorando o ruído e contribuindo para a criação de um espaço mais verde e agradável.

 

As redes de drenagem de águas pluviais e abastecimento de águas serão remodeladas, à semelhança das redes elétricas de baixa tensão e iluminação pública. Os locais de paragem dos transportes públicos também serão melhorados, contribuindo para uma maior segurança e conforto dos utilizadores.

 

A proposta foi aprovada na reunião do executivo municipal por maioria, tendo votado contra os vereadores eleitos pelo SC.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×