O processo de ressintonia dos emissores que afetam os concelhos da CIM RC é o seguinte:
LOCAL | CANAL ATUAL | CANAL FUTURO | DATA MIGRAÇÃO |
Espinhal | 56 | 35 | 01/09/2020 |
Logo Deus – Coimbra | 56 | 37 | 02/09/2020 |
Coimbra Centro | 56 | 35 | 03/09/2020 |
Tocha | 56 | 37 | 03/09/2020 |
Penedo da Saudade | 56 | 37 | 04/09/2020 |
Mealhada | 56 | 37 | 04/09/2020 |
Boa Viagem 2 | 56 | 35 | 04/09/2020 |
Ceira | 56 | 35 | 07/09/2020 |
Penacova | 56 | 37 | 08/09/2020 |
Coimbra Observatório | 56 | 35 | 09/09/2020 |
Pampilhosa da Serra | 56 | 35 | 15/09/2020 |
Machialinho | 56 | 35 | 16/09/2020 |
Barroca Grande | 56 | 35 | 16/09/2020 |
Arganil | 56 | 35 | 17/09/2020 |
Alvoco das Várzeas | 56 | 35 | 17/09/2020 |
Piódão | 56 | 35 | 17/09/2020 |
Para ajudar a população neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre 9h e as 22h, para dar informação e ajudar a fazer a sintonia dos televisores à distância. Caso as pessoas não consigam fazer a sintonia com o auxílio dos operadores da linha telefónica, nem com o auxílio de técnicos da ANACOM que formarão, por assim dizer, uma segunda linha de apoio mais técnico, então está prevista a possibilidade de as equipas no terreno da ANACOM, se deslocarem à residência destas pessoas, que precisam de um apoio mais direto, para procederem à ressintonia dos recetores.
Para divulgar esta informação junto das populações a ANACOM vai distribuir, em todas as casas e estabelecimentos comerciais, uma carta e um folheto explicativo sobre a migração da rede de TDT e a sintonia dos televisores.
Os trabalhos de ressintonia dos emissores têm início de manhã, entre as 9 e as 10 h da manhã, sendo que, enquanto decorrem os trabalhos de ressintonia (que demoram entre 4 a 6 horas), será colocado em funcionamento um emissor portátil, na frequência atual de funcionamento do emissor a ressintonizar, por forma a que a população continue a ter acesso ao serviço. Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência, e o emissor portátil é desligado. Será neste momento que, para a população ter acesso ao serviço, terá de efetuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir.
A ANACOM tem no seu sítio na internet o folheto explicativo em formato digital e um vídeo que explica todo o processo.