28 Setembro 2020

CM Coimbra vai requalificar margens da ribeira de Santa Apolónia

CM Coimbra vai requalificar margens da ribeira de Santa Apolónia

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai requalificar as margens da ribeira de Santa Apolónia, que sofreram vários estragos provocados pela tempestade Leslie. O presidente da autarquia, Manuel Machado, já aprovou o projeto de execução, que prevê o aumento dos passeios, a construção de um novo pontão pedonal, a reparação do talude e a preservação da zona verde existente, que terá um novo sistema de rega automática. Estima-se que o investimento seja superior a 200.000 euros.

O projeto de execução da requalificação das margens da ribeira de Santa Apolónia prevê a organização do espaço público, aumentando o espaço dedicado ao peão e potenciando a fruição deste corredor verde. Os passeios vão ter uma largura mínima de 1,5m, sendo alargados sempre que for viável. A pensar também na segurança dos peões invisuais e amblíopes, está prevista ainda a colocação de podotátil nas passadeiras existentes.

 

O projeto implica, ainda, a reparação das falhas na sebe existente no coroamento do talude da ribeira, de forma a criar uma barreira vegetal contínua ao longo do passeio. Já a plantação de arbustos e sementeiras proposta corresponde à do projeto original, de forma a manter-se todo o material vegetal existente. Está, ainda, previsto um novo sistema de rega automática para todas as zonas verdes.

 

O pontão pedonal que existe na zona de intervenção vai ser demolido e será construído um novo ligeiramente a jusante. O novo pontão terá 8m de vão e 3m de largura, o tabuleiro em estrutura metálica e o pavimento em argamassa sintética colorida. Esta intervenção implica a reparação do talude em pedra argamassada e a estabilização das margens e fundo da ribeira.

 

O projeto, que tem um orçamento estimado superior a 200.000 euros, prevê, também, a colocação de bancos iguais aos existentes, bem como de mesas e cadeiras junto ao novo pontão, convidando à permanência para aprazimento do local.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×