19 Setembro 2020

Escola do Bairro Norton de Matos está requalificada e passa a ter oferta pré-escolar

Escola do Bairro Norton de Matos está requalificada e passa a ter oferta pré-escolar

Está concluída a requalificação da Escola do Bairro Norton de Matos, num investimento municipal superior a 600.000 euros (IVA incluído) que possibilitou o melhoramento das condições do edifício, tornando-o mais moderno, seguro, agradável e funcional, mas também da zona de recreio e do espaço público envolvente aumentando a segurança pedonal e na chegada à escola. Esta manhã, o presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, visitou o local e salientou que as melhorias realizadas permitiram que a autarquia criasse oferta pública de pré-escolar para 50 crianças, transformando esta escola, localizada bem no centro da cidade, num novo Centro Escolar.

A CM Coimbra já concluiu a requalificação da Escola do Bairro Norton de Matos, que passa agora a ser um Centro Escolar. Esta manhã, Manuel Machado, acompanhado pelos vereadores Carlos Cidade, Jorge Alves e Regina Bento, pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Andrade, entre outros autarcas de freguesia, bem como de pessoal docente, visitou as instalações requalificadas. A visita decorreu este sábado, de forma a dar cumprimento às orientações das autoridades de saúde e para não coincidir com o período letivo em que as crianças se encontram nas instalações. No final uma equipa da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra procedeu à desinfeção da escola para assegurar que na segunda-feira está preparada para acolher as crianças com a máxima segurança.

 

Assista à intervenção de Manuel Machado:

 

Este ano, a escola será frequentada por 114 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (o ano passado eram 87) e 50 crianças do pré-escolar (um serviço até aqui inexistente e que só foi possível criar depois destas obras de melhoramento).

 

A intervenção, agora concluída, veio melhorar as condições de utilização da escola na sua generalidade, nomeadamente através da reestruturação da rede de eletricidade, rede informática, instalação de ventilação e ar condicionado, rede de segurança contra incêndios, construção de novos arrumos e beneficiação da copa que se encontrava bastante degradada e pouco funcional. A obra incluiu a requalificação do edifício e arranjos na sua envolvente. No exterior, o muro onde se encontram localizados os portões de entrada no recinto foi recuado,  permitindo o alargamento do passeio, que era demasiado estreito. Foram ainda retificados alguns troços de muros que se encontravam degradados e foi construído um arrumo na zona do telheiro, adjacente às instalações sanitárias. A cobertura existente foi substituída por painéis com isolamento térmico, e o átrio principal ampliado, estando prevista a demolição dos arrumos instalados numa das escadas e a alteração do sentido de abertura das portas localizadas em caminhos de evacuação, para garantir a segurança de todos os que utilizam o edifício. Os vidros simples deram lugar a vidros duplos e os problemas de humidade, nas paredes, tetos e cimalhas, foram colmatados. Ao nível das madeiras, foi realizada a manutenção dos materiais, tendo sido substituídos os que estavam em mau estado.

 

A lista de trabalhos incluiu ainda o tratamento do pavimento das salas de aula em taco e madeira, nivelação e colocação de verniz acetinado à cor original; remoção da pintura interior existente e nova pintura com tinta acetinada; manutenção e limpeza do pavimento existente em mosaico hidráulico; beneficiação da copa (que incluiu pias novas, construção de novos armários em aço inox, bancada banho-maria móvel e abertura de passa-pratos); beneficiação das bancadas/armários existentes, tendo sido substituídas todas as portas em madeira por aço inox; e colocação de quadros de aviso em duas das paredes das salas e nos corredores.

 

Esta intervenção, que demorou mais tempo do que o inicialmente previsto, devido a problemas da empresa que venceu o concurso público para executar a obra, representou um investimento global superior a 600.000 euros. Para a obra no edifício a autarquia investiu 387.450 euros (IVA incluído); para os arranjos exteriores o investimento foi de 196.800 euros (IVA incluído); a que acrescem um investimento superior a 25.000 euros (IVA incluído) em mobiliário novo e 1700 euros (IVA incluído) para novos equipamentos.

 

Recorde-se que o investimento na educação é uma das grandes prioridades da CM Coimbra, que tem reforçado anualmente o investimento quer na requalificação do parque escolar, quer no Programa Municipal de Ação Social Escolar, que pretende garantir a igualdade de oportunidades no acesso à educação, suavizar os orçamentos das famílias e valorizar a escola pública, sendo ainda um estímulo à natalidade e fixação de famílias no concelho.

 

Para o ano letivo de 2020/2021, este programa municipal deverá abranger cerca de 15 mil crianças e jovens e representa um investimento global superior a 9,3 milhões de euros, uma previsão superior em três milhões relativamente ao ano transato, e que se prevê distribuir da seguinte maneira: 5,5 milhões euros para refeições (almoços e  lanches), leite escolar e fruta escolar; 250.000 euros para cadernos de exercícios; 45.000 euros para material escolar de desgaste; 95.000 euros para apoio às atividades de complemento curricular; 216.000 euros para apoio familiar como prolongamento de horário no pré-escolar e 3,2 milhões de euros para transporte escolar.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×